domingo, 26 de junho de 2011

A cidade-sede da Copa 2014, em Pernambuco, é São Lourenço da Mata e não Recife

Por DiAfonso

"Agora você vê como são as coisas, Maria José..."! Recife já esteve no roteiro das "maiores arenas" para sediar jogos da Copa 2014. Contudo, não está mais.

Fico perplexo diante de algumas matérias jornalísticas. Fico perplexo com tamanha falta de habilidade apresentada por certos profissionais em transmitir informações com um mínimo de precisão. Fico perplexo, ainda mais, quando noto que esta pouca destreza está relacionada à indicação de espaços físico-geográficos oficialmente definidos.

Não sou jornalista [apenas um simples blogueiro que reproduz matérias de grandes portais, de blogues e de sites da blogosfera, além de escrever alguns artigos] e, por isso, estou sujeito a cometer deslizes quando escrevo, como se diz por aí, do "próprio punho". Mas um jornalista que tem à sua frente um amplo fluxo de informações e está cercado de toda uma infraestrutura não pode cometer equívocos no ato de informar. Mesmo que o texto tenha origem em outros portais, sites ou blogues, o profissional do jornalismo deve se cercar da necessidade precípua de checar dados.

Tudo isso para me reportar a uma matéria publicada no Blog do Torcedor [blog que integra o portal NE10, do Sistema Jornal do Commercio] - leia matéria mais adiante.

O editor Marcelo Cavalcante, ao replicar matéria veiculada na Folha de São Paulo e dar título próprio à referida matéria, incorre em equívoco ao afirmar que Recife não deverá receber jogos da seleção brasileira na próxima Copa.

Ora, como a cidade de Recife poderia receber algum jogo do selecionado brasileiro ou de qualquer outro selecionado se não está no roteiro das cidades-sede, embora tenha sido, inicialmente, relacionada? A arena pernambucana para a Copa 2014 está sendo construída em São Lourenço da Mata [distante, aproximadamente 20 km, de Recife].

Arena Pernambuco [Fonte da imagem: google imagens]

Poderão contra-argumentar: São Lourenço da Mata integra a chamada Região Metropolitana do Recife [RMR] ou o chamado Grande Recife. Disso não posso discordar. Ocorre, entretanto, que o fato de fazer parte dessa grande área metropolitana, juntamente com outros treze municípios, não transforma São Lourenço da Mata em Recife. São Lourenço da Mata é São Lourenço da Mata; Camaragibe é Camaragibe; Recife é Recife.

O que se expôs acima se fez necessário por uma questão básica de informar inequivocadamente onde se realizarão alguns jogos da Copa 2014 no Estado de Pernambuco.

A forma como o editor titulou a matéria, transferida da Folha de São Paulo, só cria confusão para quem não conhece todas as cidades pernambucanas, pois alguém acabará considerando a cidade de Recife como sede da Copa Mundial de Futebol 2014 e não São Lourenço da Mata. O fato é que esta, sim, será a cidade-sede; aquela, não.

Outro dia, ouvi uma global dizer: "As obras de terraplenagem estão adiantadas em São Lourenço da Mata, bairro do Recife [sic!!!]".

____________________

Recife não deve receber jogo da seleção brasileira na Copa 2014

Blog do Torcedor com informações da Folha.com



Em reportagem publicada no jornal Folha de São Paulo deste domingo (26) a Fifa afirma que a seleção brasileira não jogará no Recife durante sua campanha na Copa do Mundo de 2014. A entidade máxima do futebol quer os donos da casa atuando em seis sedes. Dessa forma, as maiores arenas receberiam os jogos: Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte e Brasília. Isso, claro, na hipótese da Canarinha chegar à final.

Com essas quatro cidades previamente definidas, Fortaleza, Salvador e Porto Alegre decidiriam as duas últimas vagas. A explicação é puramente técnica, pois como são os anfitriões, os brasileiros levarão maior público. Dos quatro maiores estádios, o Mineirão tem a menor capacidade (65 mil). As últimas três citadas acima devem comportar cerca de 60 mil.

A Arena Pernambuco terá capacidade para 40 mil, assim como Manaus, Cuiabá, Curitiba e Natal.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...