sábado, 4 de junho de 2011

A fala de Palocci ao JN: correta, mas inservível



Acabo de assistir aos dois blocos do Jornal Nacional dedicados ao Ministro Antonio Palocci. Não há nada no que ele disse que lhe seja comprometedor. Mas o efeito político em seu favor é, como se previa, na melhor das hipóteses, zero.

Não se esperava do ministro algo que uma assessoria qualquer imaginou ser “um papo de restaurante” , com uma mesa, uma taça de água e o fundo de Brasília ao entardecer, e nem o repórter da Globo, Julio Mosquera, permitiu isso.

Se os “estrategistas de comunicação” que formularam essa aparição esdrúxula no Jornal Nacional previram um sucesso total, isso é algo que só os “grupos de pesquisa qualitativa” que contratam irão confirmar.

Na luta política real, que estes tecnocratas acostumados a jantares nos restaurantes de Brasília acreditam que conhecem, o resultado é que, por mais que tenha falado, Palocci não disse nada.

O clima de “confissões sinceras, por isso críveis”  que se pretendeu ali foi um desastre. Até porque a primeira e única intervenção do  “casal 45″ do Jornal Nacional foi logo “reproduzindo” a pergunta sobre o faturamento da consultoria de Palocci  nos anos anteriores.

Palocci não disse nada que pudesse servir para inculpá-lo. E eu próprio duvido que haja algo para inculpá-lo.

Mas política é outra coisa. E do ponto de vista político não se produziu uma defesa política efetiva.  Não houve indignação, não houve revolta que, politicamente, é esperada em alguém atacado em sua honradez. mesmo que, por temperamento pessoal, por índole, não seja este o comportamento de Palocci, ela era indispensável.

Lamentável, sobretudo, o segundo bloco. Ali, esperava-se uma atitude valente e desafiadora do ministro, que afirmasse a  superioridade do projeto político contido nos governos Lula-Dilma sobre qualquer questão pessoal. Ele foi instado, clara e diretamente, a responder se tinha colocado seu cargo à disposição da Presidenta.  E saiu pela tangente, dizendo que o cargo de ministro sempre está à disposição do presidente.

Quem não mostra desprendimento pessoal nisso, infelizmente, não coloca o pescoço pela causa.

PS. A propósito: Palocci teve 22 minutos . o lançamento de uma plataforma gigante da Petrobras, com a presença da Presidenta, para levar o Brasil a ser uma grande potência petrolífera, teve exatos 15 segundos.

8 comentários:

Carlos Cwb disse...

Eu gostei.
O repórter tentou, mas não conseguiu tirar a calma, pelo menos aparente, do ministro.
O velho truque de começar nova pergunta no meio da resposta não colou.
E o ministro só faltou pedir pro Mosquera calar a boca enquanto ele respondia. Falta de educação!
E o ministro, educadamente, disse que era inocente, até prova em contrário. Os que o acusam que provem...

Profdiafonso disse...

Cumpadi,

Há quem diga que ele se saiu bem, outros que não. Eu, por meu turno, considero que houve serenidade, tranquilidade nas respostas, mas, do ponto de vista político e da necessidade de acabar com essa cantilena da imprensa para cima do governo Dilma, através do Palocci, acredito que o ministro teve uma atuação pífia. Deveria ter sido mais incisivo.

Abs!

Alberto disse...

Se ele ganhou a grana HONESTAMENTE, não há porque se explicar. Mas se foi dinheiro público ele é OBRIGADO a devolver aos cofres públicos para o bem da DEMOCRACIA. E não me venham falar que outros (da direita ou não) também não comprovaram a renda e blá, blá, blá...

Profdiafonso disse...

Alberto,

Faltou-lhe notar que Palocci não é uma pessoa comum. Ele é ministro de um governo e como tal tem que se explicar, sim, ganhando honestamente ou não. Ele deve se explicar exatamente porque a mídia golpista está cobrando isso para atingir um governo da presidenta Dilma.

Se não foi um ganho honesto, você já sabe de minha posição.

Quanto a não fazer referência a outros [da direita ou não], penso que você se equivoca, pois estes devem também comprovar se seus ganhos foram ou não legais. Ou será que estamos diante de um raciocínio e de uma avaliação socrática do tipo UM PESO E DUAS MEDIDAS?

Abs!

Alberto disse...

Falto-lhe notar que, pela Constituição, somos todos iguais perante a lei, sendo Ministro ou não! Que "mídia golpista" é esta que dá ao Palocci mais de 20 minutos de graça para "se explicar" em horário nobre?(o que aliás, estragou o jantar de muitos brasileiros com tantas besteiras que falou!). Você é inteligente! Então, esqueça um pouquinho a "lavagem cerebral de esquerda" e pense que nem sempre quando alguém fala mal de Petistas deve ser "classificado" como golpista, direitista, ou seja lá o que for...Até num país Africano alguém na situação deste Ministro já teria caído fora de vergonha! Com certeza a Dilma poderá encontrar alguém melhor para este setor. Se o Lula deixar, é claro..."1 peso e 2 medidas" foi o que fizeram no RS com a ex-(péssima)Governadora Yeda (do PSDB!) no qual pessoas da oposição (PT/PSOL/PCdoB) quase espancaram ela e os parentes por causa de sua casa supostamente comprada com sobras da campanha política!

Profdiafonso disse...

Alberto,

Faltou-lhe notar que a CF nos dá direito a tanta coisa, não é?! Educação de qualidade, saúde, habitação, dignidade... E a igualdade perante a lei... Eu pergunto: O mundo da CF é real?!?!

Estamos falando de homens públicos que, quer vc queira ou não; quer eu queira ou não; gerem nossas vidas [por isso o voto é importante para mudarmos esse estado de coisas] e Palocci é um deles.

Em momento algum aventei a possibilidade de que Palocci estaria acima da lei, apenas corroborei o que vc vem afirmando em outros comentários quanto à corrupção em qualquer nível, vinda de quem quer que seja... Fui claro por diversas vezes quanto a este princípio... Espero que não tenha se esquecido.

Quanto ao fato de vc não perceber que a mídia é golpista, eu não tenho o que fazer.

Ela disponibilizou 20 min por interesse próprio... Ou vc é ingênuo a tal ponto de não refletir que os barões da mídia não jogam dinheiro fora [ainda mais em horário nobre...!].

Eu não tenho que esquecer "lavagem cerebral de esquerda" [aqui vc me ofende] porque penso e respeito pensamento alheio, embora possa com ele não concordar.

Eu nunca classifiquei, de forma enfática, quem fala mal de petista com os adjetivos a que vc se refere. Apenas noto uma avaliação parcial, levada a cabo pela lavagem golpista-midiática.

A ironia com que se refere a Lula não entra como elemento de minha avaliação do que vc diz... Dou um desconto...

O que fizeram com Yeda não é de minha responsabilidade... Yeda é quem tem que provar se foi corrupta ou não [assim como Palocci]. Sou responsável pelo que faço, pelo que escrevo e pelo que digo...

Como vc pode generalizar dizendo que a fala do Palocci estragou o "jantar de muitos brasileiros"? Digo-lhe que o meu jantar não foi estragado por dois motivos: não janto neste horário [mas a partir das 22h rsrsr]; não deixo de comer a não ser que meus filhos, minha filha, meus amigos e os que precisam realmente de ajuda e não as tem estejam em dificuldade.

Abs e um bom domingo pra vc, extensivo à sua família!

Alberto disse...

Prof.: li a sua resposta agora (segunda-feira-10:00). Sobre a janta: eu estava numa lancheria e, assim como em quase todos os locais em que vou, os proprietários tem a "mania" de deixar a TV ligada nesta mídia, a qual vocês chamam de "golpista". Ontem fui em outro lugar e, adivinhe, estava ligado no Faustão! É uma pena que uma emissora com tantos recursos técnicos coloque programas tão ruins no ar e não use melhor o poder de alcance do sinal que tem para transmitir algo de mais puro, educativo e positivo às famílias brasileiras. A impressão que tenho é que eles pretendem iludir os telespectadores o tempo todo! Viu só, eu também sei falar mal da mídia PIG! Hehehe. O Brasil precisa honrar melhor a CF (assim como alguns outros países já fazem com as suas faz tempo). Desculpe se lhe ofendi quanto a lavagem...Boa semana para todos nós e para um país melhor. Valeu!

Profdiafonso disse...

Alberto,

Estou de pleno acordo quanto à função social, cultural e educativa das emissoras. Pena que estas concessões públicas, na área de comunicação, não respeitam o que deveriam respeitar.

Desculpas aceitas.

Grande abraço!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...