Sede da FAO [fonte da imagem: http://exame.abril.com.br/] |
Roma, 25 jun (EFE).- O atual subdiretor da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO), o brasileiro José Graziano da Silva, abriu neste domingo cinco votos de vantagem do ex-ministro de Relações Exteriores espanhol Miguel Ángel Moratinos nas primeiras rodadas de votações para o cargo de diretor-geral do organismo.
Graziano obteve 77 votos, seguido por 72 de Moratinos, 12 do indonésio Indroyono Soesilo, dez de Franz Fischler da Áustria, seis para o iraquiano Abdul Latif Rashid e dois para o iraniano Mohammad Saeid Noori.
Os representantes da Indonésia e do Irã se retiraram da disputa, por isso os países que destinaram votos aos seus representantes agora serão decisivos para definir quem será o diretor-geral.
Na 37ª Conferência da FAO estão presentes 179 delegações de países-membros, que votaram em segredo e sem nenhuma abstenção.
As sucessivas rodadas de votação continuarão até que um candidato alcance a maioria absoluta dos 90 votos.
O diretor-geral da FAO será eleito neste domingo pela maioria dos votos emitidos e até que um candidato não obtenha o apoio necessário, os aspirantes menos votados vão sendo descartados.
As votações começaram pouco depois das 11h no horário local (6h de Brasília) e calcula-se que cada votação dure cerca de 1h.
O novo diretor-geral da FAO, que sucederá o senegalês Jacques Diouf no cargo desde 1994, tomará posse em 1º de janeiro de 2012.
Nenhum comentário:
Postar um comentário