domingo, 10 de julho de 2011

Israel deporta ativistas pró-palestinos de flotilha aérea

Israel começou a deportação dos 124 ativistas pró-palestinos, a maioria franceses, detidos desde sexta-feira (08/07) em prisões israelenses.

Meios de comunicação do país relataram que 38 deles estão sendo expulsos para Frankfurt em um voo da Lufthansa, enquanto Israel negocia com outras companhias aéreas - como EasyJet, Swissair e Alitalia - a deportação dos demais nas próximas 24 horas. 

As companhias aéreas indicaram que terão problemas para transportar grandes grupos de ativistas, já que estão em alta temporada e a imensa maioria de seus voos estão cheios.


Os organizadores da campanha "Bem-vindos à Palestina" denunciaram neste domingo em comunicado que os ativistas foram "maltratados e submetidos a uma brutalidade desnecessária" e iniciaram uma greve de fome na prisão de Be'er Sheva (sul de Israel).


Entre 50 e 100 ativistas conseguiram passar pelo controle de passaportes no aeroporto e chegar à Cisjordânia, onde se uniram a protestos populares contra a ocupação israelense.


Organizações civis internacionais e palestinas haviam anunciado a chegada de mais de 600 ativistas que pretendiam declarar às autoridades migratórias israelenses sua intenção de "visitar a Palestina", o que habitualmente escondem para evitar que Israel negue sua entrada.


Israel impediu a chegada de muitos deles ao determinar às companhias aéreas que barrassem o embarque a cerca de 350 pessoas de diferentes nacionalidades, o que gerou protestos em vários aeroportos europeus.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...