terça-feira, 2 de agosto de 2011

Livro sobre JK tem lançamento nesta quarta-feira


O ex-presidente Juscelino Kubitscheck (1956-1961), o homem dos “50 anos em 5″, fundador de Brasília, é tema de livro que chega às bancas nesta quarta-feira.

“JK – A coragem da ambição" (editora MM Comunicação Integrada) é de autoria do empresário Mario Garnero,  presidente e fundador do Grupo Brasilinvest. O lançamento acontecerá em São Paulo, na Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM).

O título recupera, em 2011, momentos importantes da política brasileira e da história do Brasil, que todos devemos conhecer. As informações são do material de divulgação da obra.

Garnero, que considera Juscelino seu amigo e mentor, participou ativamente da campanha de JK para voltar à Presidência em 1965 – eleição abortada pela ditadura militar que se instalou no país (1964-1985).

“Infelizmente tivemos a ditadura. Juscelino sofreu muito nesta época. Ele foi tremendamente injustiçado. Passou dois meses fazendo depoimentos das 7 da manhã, em pé, até as 7 da noite”, recorda o autor.

O livro, que reforça a importância de Juscelino no desenvolvimento econômico do Brasil, relembra momentos que talvez não tenham chegado ao conhecimento público.

“Meu objetivo foi escrever um grande registro para dar a dimensão humana e atual do trabalho de Juscelino, que fez prevalecer, em seu tempo, a visão de que o Brasil pode ser um país extremamente poderoso, forte”.

“Como civis, nós devemos assumir que falhamos”, criando todas as condições para Golpe de 64 e para a ditadura, escreve Mario Garnero.

“Juscelino sofreu muito após este episódio. JK, que poucos meses antes era o paradigma da democracia e do diálogo, foi transformado em inimigo numero 1 da nação. Ora, quando alguém, mesmo que sem motivos racionais, ou comprovações, recebe este título, até os cachorros mortos passam a uivar”.

Garnero encontrou-se com JK às vésperas de sua morte. “Sinto falta da pessoa que pensava alto, que tinha a ambição de transformar o Brasil em um país desenvolvido”, comenta.

A importância do político e do homem – da saga e da construção da capital federal, o Presidente da República desenvolvimentista obrigado pelo regime militar brasileiro (1964-1985) a prestar depoimentos “sem pé nem cabeça” das 7 da manhã às 7 da noite, por dois meses – é o tema maior do livro.

Garnero escreve que o livro não tem como objetivo ser uma biografia. “Não tem pretensão comercial, nem de status”, mas pretende dar uma dimensão humana e atual ao trabalho do Juscelino.

Hoje um dos mais destacados empresários brasileiros, o autor conheceu o ex-presidente Juscelino Kubitschek, quando presidia, na Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, o Centro Acadêmico 22 de Agosto e o convidou para uma palestra.

Juscelino Kubitschek de Oliveira nasceu em Diamantina (Minas Gerais) dia 12 de setembro de 1902; morreu em um acidente de carro dia 12 de setembro de 1976, em Resende (Rio de Janeiro).

O livro  é ilustrado por uma coleção de fotos históricas. A publicação tem o apoio cultural da Escola Superior de Propaganda e Marketing.


Foto: JK e Mario Garnero – jkacoragemdaambicao.com.br

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...