Página foi criada por um físico de um centro de pesquisas europeu, em 6 de agosto de 1991. Hoje, existem mais de 80 milhões de websites
Da Redação ÉPOCA
Nós já estamos acostumados com os elementos da internet: o www que precede o endereço das páginas, a interface com textos, gráficos e links para clicar. Mas a World Wide Web começou com apenas uma página, há duas décadas. Neste último sábado, essa página - o primero site publicado na internet - comemorou seu aniversário de 20 anos.
O primeiro website foi desenvolvido no Centro Europeu de Pesquisa Nuclear (CERN), e foi publicado no dia 6 de agosto de 1991. A ideia foi do físico Tim Berners-Lee, que escreveu uma proposta mostrando como que a informação poderia ser facilmente divulgada e conectada por meio de hiperlinks. O projeto sugeria conectar os computadores pessoais dos físicos do CERN para trocar informações de pesquisas científicas. Berners-Lee batizou seu projeto de WorldWideWeb.
O primeiro endereço foi http://info.cern.ch/hypertext/WWW/TheProject.html, e centrava informações sobre o projeto WWW. Os visitantes podiam ler sobre hipertexto, detalhes técnicos para a criação de sua própria página web, e até mesmo uma explicação sobre como pesquisar na Web para obter informações. A página não tinha gráficos, apenas texto e links.
Aos poucos, outros servidores foram instalados, e novos sites surgiram na Europa e Estados Unidos. Em 1994, surgiu o primeiro navegador da Web para PCs e Macs, popularizando a rede. Hoje, com mais de 80 milhões de websites e centenas de milhões de usuários, é quase impossível imaginar a internet sem as interfaces gráficas e os links da rede mundial de computadores.
BC
Nenhum comentário:
Postar um comentário