quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Agressão sexual no Haiti: Presidente do Uruguai pede desculpas

Presidente do Uruguai pede desculpas ao Haiti

O presidente do Uruguai, José Mujica, pediu desculpas nesta terça-feira (6/9) ao presidente haitiano, Michel Martelly, pelo "ultrajante ato" cometido por cinco marinheiros uruguaios integrantes das Missões de Paz, acusados de agredir sexualmente a um jovem haitiano, informou a presidência.

Em carta, ele escreveu: "Venho neste momento tão triste pedir a você e ao querido e heroico povo de Haiti as devidas desculpas pelo ato perpetrado pelos oficiais uruguaios contra o senhor Jhony Biulisseteth e, como vocês têm dito, 'contra a consciência nacional do povo haitiano'".

O documento, assinado pelo presidente, foi difundido pela presidência uruguaia. "Compartilho seu pesar, que sinto como meu próprio", disse.

Mujica disse pronunciar-se em nome das Forças Armadas uruguaias, "que deixaram quase 40 mortos e inúmeros feridos e mutilados em diferentes Missões de Paz das Nações Unidas", e que se sentia profundamente envergonhado pela conduta criminosa de alguns poucos.

"Investigaremos até as últimas consequências e aplicaremos as máximas punições aos responsáveis", conclui a carta.

Nos últimos dias, o Uruguai se viu comovido pela denúncia de uma agressão sexual a um jovem haitiano por parte de um grupo de seus marinheiros. O episódio foi filmado com um telefone celular e difundido no fim de semana pela internet.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...