Com valiosas indicações a prêmios internacionais no cenário da sétima arte, "Dawson Ilha 10" estreia no Brasil em novembro
Dawson Ilha 10, a última produção do consagrado diretor Miguel Littín, cineasta nomeado duas vezes ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, estreia no Brasil em novembro após importantes indicações a prêmios do cinema internacional.
O filme foi selecionado pelo Chile para representar o país no Oscar e no Globo de Ouro. Em 2009, Dawson Ilha 10 integrou a Seleção Oficial do Festival Internacional de Cinema de Roma. Além disso, foi um dos quatro filmes a competir pelo prêmio Goya de Melhor Filme Hispano Americano (2010).
Antes mesmo de ser finalizado, Dawson Ilha 10 já havia conquistado cinco prêmios no Festival de Guadalajara na categoria “Guadalajara Construye”, destinada a filmes em processo de finalização.
Para retratar momentos de isolamento e incertezas dos presos políticos detidos pela ditadura de Augusto Pinochet na Ilha Dawson, o filme utiliza uma estética que dialoga com o psicológico dos personagens. O frio, a solidão e o medo do esquecimento criam uma atmosfera cenográfica melancólica, cinzenta e ao mesmo tempo delicada, que tornam Dawson Ilha 10 um filme diferente dos outros que abordam a pesada temática de períodos ditatoriais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário