domingo, 9 de outubro de 2011

Na melhor partida da Série D de 2011, Treze e Santa Cruz empatam em 3 a 3

Em jogo onde o Treze mandou no primeiro tempo e o Santa Cruz no segundo, o time pernambucano saiu com a sensação de vitória
Por Phelipe Caldas - Campina Grande

Treze e Santa Cruz protagonizaram neste domingo aquele que muito provavelmente foi o melhor jogo do Campeonato Brasileiro da Série D até o momento. Em partida válida pelas quartas de final, em que o vencedor dos dois confrontos garante vaga na Série C de 2012, o Treze mandou no primeiro tempo e o Santa mandou no segundo. No final, 3 a 3 e uma sensação de vitória para os pernambucanos, que saíram atrás do marcador e ainda tiveram forças para arrancar um empate fora de seus domínios, no Estádio Amigão.

Foram duas partidas distintas. Os paraibanos iniciaram o jogo dando a impressão de que massacrariam os pernambucanos, mas o Santa Cruz mostrou porque é um dos clubes de maior tradição do futebol nordestino. Num estádio lotado, seis gols foram marcados. A decisão fica agora para o próximo domingo, no Recife, quando a vaga será decidida no Estádio do Arruda.

1° tempo

O Treze jogou melhor durante todo o primeiro tempo. Tocou melhor, trabalhava bem a bola e chegava sempre com muito perigo. E para completar, o time começou muito eficiente. Na primeira chance real de gol da partida, logo aos 8 minutos, Doda abriu o placar.

Após uma bonita jogada de Cléo, que entrou na área, tirou o goleiro da jogada e tocou para a esquerda, o camisa 10 trezeano só teve o trabalho de chutar forte para o fundo do gol: 1 a 0 para o Treze e festa da torcida alvinegra, que compareceu em bom número ao estádio.

Três minutos depois, mais uma jogada de perigo para o Galo de Campina Grande. Celico subiu em velocidade e chutou rasteiro na saída do goleiro Thiago Cardoso. A bola foi entrando devagarzinho, mas o zagueiro Leandro Sousa correu e salvou o que seria o segundo gol. Ele tirou a bola na linha e jogou para escanteio.

Na primeira metade da etapa inicial, só deu Treze. Aos 23 minutos, saía o segundo gol do time da casa. Em mais uma jogada de Cléo, desta vez pela esquerda, ele caiu pela linha de fundo e cruzou. Cenedesi de cabeça ampliou. Festa no Amigão.

Quando tinha a bola nos pés, o Santa Cruz tocava demoradamente pelo meio de campo, em busca de um espaço no ataque, mas não tinha muita objetividade. Thiago Cunha era acionado em quase todos os lances, mas o passe muitas vezes saía errado. Tanto que os dois primeiros lances de ataque do time pernambucano saíram de bola parada e depois dos 25 minutos de jogo.

Na primeira oportunidade, Wesley bateu de muito longe uma falta, que foi para fora, mas rente a trave, com perigo ao gol adversário. Pouco tempo depois, aos 33, nova falta para o Santa Cruz. Wesley de novo. Ele chutou direto para o gol, mas desta vez Lopes, falhou, espalmando para a pequena área. Thiago Cunha pegou o rebote e chutou a queima-roupa. Lopes se recuperou e salvou o Treze com uma bela defesa.

2º tempo

No intervalo do jogo, quando ainda saía para o intervalo, o atacante Warley dava entrevista dizendo que não estava nada ganho e que o Treze não poderia repetir jogos decisivos em anos anteriores, quando abriu um placar positivo e depois cedeu o empate ou até mesmo a virada. Na verdade, o trezeano estava apenas prevendo o que iria acontecer no segundo tempo da partida.

O Santa Cruz voltou melhor e mais para frente. No intervalo, o técnico coral Zé Teodoro mexeu no time, colocando Fernando Gaúcho no lugar de Ludomar e Eduardo Arroz no lugar de Everton Sena, e as mudanças deram certo. O time tinha mais objetividade no ataque.

Mas o primeiro gol do Santa Cruz saiu depois de uma falha incrível do goleiro Lopes. Thiago Cunha fez jogada pela esquerda e cruzou. A bola ia sobrar fácil para o goleiro trezeano, mas este se atrapalhou e meteu a bola para dentro do gol: 2 a 1 para o Treze.


Treze x Santa Cruz (Amigão) (Foto: Crédito: Leonardo Silva / Jornal da Paraíba)Treze e Santa Cruz fizeram um jogo brigado: empate com seis gols no Estádio Amigão, em Campina Grande
(Foto: Crédito: Leonardo Silva / Jornal da Paraíba)

O jogo é brigado, o Santa Cruz com o gol foi para cima ainda mais, e começou a chegar cada vez com mais perigo. Apesar disto, foi o Treze quem marcou. Aos 13 minutos Tigrão sem ângulo chutou e ampliou.

Mas o time de Pernambuco, com a nova postura do segundo tempo, estava determinado a sair com um bom resultado. Foi para o ataque e respondeu logo aos 16 minutos. Wesley tocou para Thiago Cunha que ajeitou para o chute forte de Fernando Gaúcho marcar o segundo gol do Santa Cruz.

Na metade do segundo tempo, as coisas eram completamente diferente do início da partida. O Treze já quase não jogava e o Santa ficava completamente no ataque. Aos 33 minutos, veio o castigo para o Treze e a recompensa para o Santa Cruz. Em mais uma boa jogada de Wesley, que cruzou para a área, Fernando Gaúcho marcou o seu segundo gol. Ele primeiro cabeceou para a defesa de Lopes, mas no rebote ele empatou o jogo.

Com o 3 a 3, o Santa Cruz leva para o segundo jogo, no Recife, dia 16 de outubro, a vantagem de ter feito gols fora. Se o resultado for de vitória pernambucana ou empate de 0 a 0, 1 a 1 ou 2 a 2, a vaga na Série C de 2012 fica com o Santa. O Treze precisa vencer ou arrancar um empate por quatro ou mais gols para se classificar.

Treze x Santa Cruz (Amigão) (Foto: Crédito: Leonardo Silva / Jornal da Paraíba)Treze e Santa Cruz agora decidem no próximo domingo, no Estádio do Arruda, quem fica com a vaga na Série C de 2012 (Foto: Crédito: Leonardo Silva / Jornal da Paraíba)


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...