quarta-feira, 26 de outubro de 2011

PF apura se escola teve acesso a questões do Enem após suborno

Simulado de colégio do CE teve questões idênticas às do Enem

Fotos publicadas na Internet por um aluno do Colégio Christus, de Fortaleza, mostram perguntas de simulado idênticas às do Enem 2011, aplicado no fim de semana



Funcionário do Colégio Christus, de Fortaleza, pode ter pago a fiscal de aplicação do pré-teste e copiado questões

Estadão.edu

Uma das linhas de investigação da Polícia Federal é que um funcionário do Colégio Christus, de Fortaleza, tenha subornado um fiscal que aplicou o pré-teste do Enem na escola e copiado o caderno de questões, em outubro do ano passado. Nove questões do Enem, realizado no fim de semana, foram usadas em um simulado feito por alunos do Christus dez dias antes.

A escola foi informada no ano passado de que havia sido sorteada para o pré-teste do Enem. O Inep selecionou os estudantes por amostragem. A aplicação das questões ficou sob responsabilidade do consórcio formado pela Fundação Cesgranrio e FUB/Centro de Seleção e de Promoção de Eventos (Cespe).

No pré-teste são distribuídos 16 cadernos contendo 24 questões cada. Nas fotos postadas por um aluno do Christus no Facebook, é possível ver que os simulados de Ciências da Natureza e matemática tinham 24 questões.

Depois da aplicação do pré-teste, os cadernos foram todos recolhidos, levados a Brasília, tabulados e incinerados. O autor das questões selecionadas e compradas pelo Inep deve garantir o sigilo dos itens.

A decisão do MEC de obrigar 639 alunos do Christus a fazer nova prova do Enem baseou-se na nota à imprensa divulgada pelo colégio cearense. No texto, a escola afirma que as questões estavam no seu banco de dados próprio.

Em outubro do ano passado, além do Ceará, o pré-teste de questões foi realizado em outros quatro Estados.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...