quinta-feira, 20 de outubro de 2011

A rotina golpista de uma imprensa voraz

Por Roni Chira

Difícil calcular a profundidade e os interesses financeiros ocultos neste iceberg da Copa do Mundo do qual só vemos a ponta. É coisa de bilhões (se não tri) de dólares.

João Havelange e seu genro-herdeiro Ricardo Teixeira, colocam os interesses da “famíglia Fifa” ACIMA dos interesses do Brasil. Querem vender bebida alcoólica dentro dos estádios – o que é proibido por lei. Não aceitam a meia-entrada para estudantes idosos – o que é lei. Exigem que as autoridades brasileiras endureçam com os “falsificadores” de bandeiras, chapéu, chaveiro, adesivo, camiseta, boné etc, que contenham símbolos da Copa (tarefa tão impossível quanto acabar com os CDs piratas vendidos em qualquer esquina da país). Confesso que eu não sabia que TUDO que se relaciona à Copa paga royalties à Fifa pelo uso da marca (?!) “Copa do Mundo de Futebol” ou “Fifa WorldCup”.

Dilma disse não à ingerência em nossa soberania por parte da entidade dona do futebol mundial (que tem como sócia a Globo – dona do futebol brasileiro). Também mudou as regras das licitações do chamado PAC da Copa - o que acaba com a festa das empreiteiras – acostumadas a sobrefaturar e formar lobby.

Precisa dizer que a presidenta somou mais um punhado de inimigos ferrenhos aos tradicionais que o PT coleciona desde sua fundação?

Na mais rosada das hipóteses, querem enfraquecer a presidenta para que ceda e mude as leis brasileiras que mexem com sua contabilidade. Confesso também que não tinha ideia que a cada Copa, o país sede deve promulgar um conjunto de leis específicas para o evento.

A fatia brasileira das elites brancas – que passaram a ser chamadas mundialmente de “1%” (veja aqui) têm aquele velho rancor do PT pelas últimas 3 eleições perdidas. E como a sardinha da oposição está longe da brasa das grandes realizações há um bom tempo, conspiram para retirar Copa e Olimpíadas do país buscando desmoralizar o governo Dilma. Dane-se o Brasil que eles NÃO governam! “Passariam como um trator por cima da própria mãe” para conseguir que o PT não some mais estes trunfos às suas gestões. Mais uma vez seu braço direito – o PiG – faz o trabalho sujo de destruir reputações. O bombardeio acerta ministro mirando a presidenta. (Se até o ano da Copa, conseguirem o impedimento de Dilma, vão pagar promessa de joelhos pro resto da vida…).

Como não há leis que garantam o direito de resposta de suas vítimas, tornou-se hábito da Globo, Veja, Folha e Estadão atirar primeiro e perguntar depois. Em sua lógica invertida, todos que compõem o Governo Federal são e sempre serão culpados até provarem sua inocência. Por isso não é nenhuma novidade o que revelaram o ator José de Abreu e o jornalista Paulo Henrique Amorim sobre o ítalo-argentino Roberto Cívita – presidente do grupo Abril – ter avisado o PT que vai derrubar Dilma. Desde 2003, a Abril e rede Globo viram sua fatia das verbas de publicidade institucional do Governo Federal minguarem acentuadamente. (Até FHC, o PiG e sua patota chafurdavam sozinhos nessa grana. Lula mandou distribuir a veiculação em 8 mil veículos de comunicação Brasil afora.)

Com o andar desta carruagem, já tem gente comparando o clima atual com aquele que precedeu o golpe de estado de 64. Verdade seja dita, existem cidadãos que desejam ardentemente que o exército tome o poder e expulse o governo eleito democraticamente. Não fazem ideia do que é viver sob uma ditadura. Mesmo que acontecimentos como a Primavera Árabe berrem aos seus olhos e ouvidos. Já testemunhei essa gente conspirando em 2006, quando Lula liderava com folga nas pesquisas do segundo turno. O mesmo aconteceu em 2010. Cheguei a receber e-mail convocando para assinar petição a ser encaminhada ao exército na qual se exigia o golpe. (Isso me lembra um filme chamado “A Casa dos Espíritos” – baseado no livro homônimo de Isabel Allende. Recomendo demais. Principalmente aos mais desavisados – que nem eram nascidos nas décadas de 60/70.)

Tempos modernos, país continental, finalmente respeitado pela comunidade internacional – não há espaço para golpe de estado no Brasil. Nas décadas de 60 e 70 não existiam os mecanismos de impeachment que temos hoje. Derrubavam-se governos na base da botina esmagando quem estivesse no caminho. Hoje, é possível dar um golpe de estado sem disparar um único tiro. O campo de batalha é a mídia. Por isso o PiG é o Partido da imprensa Golpista. Eles treinam este golpe há 10 anos. Mas o grande obstáculo é a ampla aprovação que Lula, e agora Dilma, receberam do povo. (Segundo o Ibope, Dilma tem aprovação de 71%). Enquanto sua popularidade não despencar, nada feito.

O circo armado contra o ministro dos esportes pode até derrubar. (Saberemos hoje – ou, mais tardar – depois que a Abril defecar sua revista nas bancas de jornal no próximo sábado.) Mas, é preciso salientar que, neste caso, o objeti­vo principal foi desviar outro foco, infinitamente mais grave. Um fato que vai revelar a verdadeira face do governo paulista e colocar em risco suas pretensões para 2012: a denúncia do próprio colega da base de apoio de Alckmin, Roque Barbieri, sobre o mensalão que deve correr solto há 4 mandatos na Assembleia Legislativa de São Paulo. Matéria mil vezes mais explosiva. Envolve 30% dos parlamentares em torno do maior orçamento da união. Entre eles, Bruno Covas, neto do Mário, fundador do PSDB. Sonho de cobertura investigativa de qualquer jornalista do planeta. Menos destes, que trabalham no esgoto das redações do PiG.

Mineira da gema que é, Dilma deve cozinhar a Fifa e impor a nossa soberania. Ou seja, quebrar a patente, “abrasileirar” a Copa. Proteger os direitos do cidadão, assegurados por lei e o estado de direito assegurado pela Constituição.

9 comentários:

Anônimo disse...

Olá, comecei a segui-lo porque o vi em outro blog, me perdoe, eu não concordo com o que o senhor escreveu, pois para os petistas a imprensa é sempre a culpada, não existiria oposição pra vocês ficarem bem, seria uma maravilha, e quando eram vocês os oposicionistas?
Ora, eu sou um jovem brasileiro, nem partido tenho, sou contra os mal intencionados, que usam o nosso dinheiro,em benefício próprio, em certos lugares do Brasil é miséria pura, nem tratamento de esgoto tem.
E o pessoal na farra, é só viagens, discursos e "governar"? Quem governa esse país?
Enganar os outros com argumentos tão fracos, é pior, deixe que tudo tem a hora de aparecer, A VERDADE APARECE, UM DIA...Até o FDP do Zé Dirceu os senhores defendem.
QUE VERGONHA QUE TÁ ESSE PAÍS?
Desculpe postar anonimo, pois só sei postar assim, mas estou seguindo o senhor, e venho mais tarde, ver se me responde, eu gosto de conhecer os dois lados da moeda.
Abraços.

Profdiafonso disse...

Olá, caro "Anônimo", bom dia!

Não sou o autor do artigo, mas gostaria de dizer que endosso tudo o que ele reflete.

Você fala que os petistas [não sou petista, mas acredito que seja o partido que melhor representa os anseios da sociedade desprezada pela elite que governou esse país até antes de LULA] põe a culpa na imprensa por tudo. Não é verdade.

A verdade é que a imprensa distorce e tenta desqualificar o exitoso governo petista [de Lula a Dilma]. A mídia golpista atira e depois pergunta. Quantas e quantas acusações são feitas sem que se respeite o contraditório, sem que se dê chance de defesa a quem é acusado? No Brasil, há justiça. Se alguém cometeu erro que seja julgado e condenado.

O que ocorre é que a imprensa golpista, acusa, julga e condena.

Quando o PT era oposição a imprensa não se comportava como está se comportando desde a primeira vitória de Lula. Faça um retrospecto e verá.

Os argumentos presentes no texto são consistentes. Dizer que são fracos não resolve o problema, caro "Anônimo". Você tem que refutar os argumentos, lá presentes, com outros argumentos e parece-me que isso não foi feito.

De qualquer forma, este blogue está aberto ao contraditório e dá voz a quem não concorda com o que é postado, como foi o seu caso. Claro, desde que haja um postura digna de debate leal, sem as agressões que se veem por aí. Nesse quesito, quero parabenizá-lo pela forma como se colocou.

Grande abraço e obrigado pelo comentário. Volte sempre que desejar. Estamos abertos ao debate.

ps. Ah... E não precisa me chamar de senhor... rsrs Outra coisa, pode assinar seu nome ou psdeudônimo no final da mensagem.

Por que a mídia seletiva não destaca os sinais evidentes de corrupção no governo tucano de SP? Alston é só um aperitivo.

Quanto a José Dirceu, eu não tenho procuração para defendê-lo, mas só me posiciono depois que ee for julgado. É assim que deve ser num país em que o estado democrático de direito deva ser respeitado.

Frann disse...

Devido aos ataques constantes da mídia golpista,penso que já era tempo de os partidos de esquerda criarem a mídia impressa e televisiva à altura dos detratores para destacar as falcatruas demotucanas que são escondidas pelo PIG.Se eles tem a Veja e a rede Globo teríamos que ter algo equivalente em termos de notícia contra essa direita golpista.

Frann disse...

Professor DiAfonso,gostei e muito das suas colocações em rechaçar o anônimo que aparece escondido como um demotucano.Temos que levar em consideração que o jovem mancebo não conhece muito bem a história dos tucanos em São Paulo e da Ditabranda.Acredito que ele não deve estar acompanhando o que disse em entrevista o Bruno Covasprotegido do governador, e as denuncias feitas pelo petebista Roque Barbieri contra o governo do Alckmin.

Profdiafonso disse...

Cumpadi F. Silva, boa noite!

Enquanto a esquerda não possui os meios de comunicação para enfrentar essa infame imprensa golpista, vamos levando o barco com a blogosfera que põe o dedo na ferida. Quantos e quantos factoides foram desmontados a partir da mídia alternativa. A Globo, por exemplo, recuou quando foi denunciada por fazer apologia à candidatura Serra [comemoração dos 45 anos da emissora. Lembra?].

Vamos seguindo...

Quanto ao "anônimo" não sei se ele está ciente do Brasil real, dos horrores da ditadura, dos golpes midiáticos frequentes contra um governo eleito democraticamente. Esperemos que ele se conscientize.

Abração!

Anônimo disse...

Senhor, eu estou ciente do que acontece no Governo atual, porque o passado já ficou para trás, não eu não sou um tucano, nem gosto deles, mas eu me dirigi, como já disse ao momento atual ,a culpa é sempre da Veja, da Globo, Folha, enfim o governo do PT é vítima ...
Eu agradeço a sua resposta, sou muito jovem, e trato com respeito assim aprendi onde moro somos humildes, sou do Estado da Paraíba, e lá onde moro a pobreza é extrema, nem tratamento de esgoto temos, isso é questão de Saúde, desculpe-me, se achar melhor deixo de seguir, achei sua cara bem de amigo, até sou , confesso, leigo, sei pouco de política e só me dirigi ao Senhor porque pensei que podia me esclarecer, se não é petista...então eu não entendo mais nada, me preocupo com a situação dos pobres que não têm acesso ao saber, nem voz eles tem.
A ditadura é passado, nem era nascido, porque voltar atrás, pra justificar, e quem deu fim a ditadura não foi PT.
ME ESTENDI NO ASSUNTO ...
DESCULPE, MAIS UMA VEZ.

Luciano disse...

Esse anonimo deve ser a cara do PIG dessa foto da matéria!
Mas, ele se parece mais com o Reinaldinho Azedo!

Profdiafonso disse...

Caro Anônimo,

Não precisa se desculpar. Estamos aqui para dialogar e manter posições com argumentos.

O passado não fica para trás enquanto ele for um entrave para o futuro. Quero dizer com isso que não podemos nos esquecer, por exemplo, da ditadura que massacrou muitos dos que queriam um país democrático [alegar que não era nascido não justifica, pois, em sendo assim, como refletiríamos sobre os horrores do nazismo? Da escravidão no Brasil? Das injustiças que acometeram povos e mais povos?]

A Veja, a Globo e a Folha [citadas por vc] fazem parte, sim, de uma imprensa que não informa, mas deforma e prepara golpes atrás de golpes para os desinformados. Sabe por quê? Por que este governo [eleito democraticamente] está mudando a agenda: as elites não estão tendo vez. O povo, sim. Isso é o que importa. Bem ou mal, os governos de Lula e Dilma alavancaram o Brasil. Já olhou os indicadores econômicos? Já leu sobre a mobilidade social?

Na Paraíba, em Pernambuco e em muitos outros estados da federação, há miséria. A miséria não se esvai do dia para a noite. É preciso perseguir um desejo de sedimentar sempre e sempre a busca pela justiça social e o PT está fazendo isso. Muito ainda há por se fazer, mas já se começou.

O fato de não ser petista não me impede de refletir sobre os caminhos e descaminhos políticos de nossa nação.

Dizer que os pobres não têm voz é não reconhecer os programas sociais [Bolsa Família, Minha Casa, Minha Vida] executados a partir de Lula. É o bastante? Não, mas como disse, já é um começo.

O PSDB sequer se interessou por isso. Sabe por quê? Porque pretendeu e ainda pretende governar para as elites.

Se fizer uma pesquisa [já que tem acesso a internet, enquanto há pobreza extrema na PB], verá que a corrupção está entranhada no poder público. O que ocorre hoje é que, quando comprovadas, toma-se posição.

Não precisa deixar seguir o Terra Brasilis, a menos que deseje e isso é uma decisão pessoal.

Sugiro que leia o Folha 13 [blog do meu amigo paraibano Júnior Miranda].

Grande abraço e mais uma vez obrigado pelo comentário.

Só para encerrar: nunca tente esquecer um passado que assombra o presente. A Ditadura é uma ferida aberta para os que a viveram e para os que sobreviveram... mesmo os que não eram ainda nascidos. Eu nasci no dia 11 de julho de 1964, portanto três meses depois do Golpe e tive, sim, um parente torturado. Quando cresci, dei-me conta dos horrores daquele tempo e não quero esquecê-lo, mas depurá-lo para que assim não volte a acontecer.

Profdiafonso disse...

Caro anônimo,

Se desejar,leia a série abaixo:

http://profdiafonso.blogspot.com/2010/12/lei-de-anistia-de-1979-vale-para-quem_17.html

abs!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...