domingo, 9 de outubro de 2011

Santa erra, reage e arranca 3x3 contra o Treze em Campina Grande

Santa e Treze fizeram um duelo de muitos gols. Empate foi bom para o Santa. Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem

Do inferno à porta do céu em 90 minutos. Assim pode se descrever a situação do Santa Cruz após ter feito um péssimo primeiro tempo contra o Treze, saindo atrás por 2 a 0, mas se recuperando exemplarmente na segunda etapa até arrancar o empate em 3 a 3, no estádio Amigão, em Campina Grande, na tarde deste domingo. Resultado que dá ao Santa Cruz a vantagem de jogar pelo empate nos placares de 0x0, 1x1 e 2x2 no jogo de volta, no Arruda, no próximo domingo, para garantir o acesso à Série C após três anos na Série D. Novo 3x3 levaria a decisão para os pênaltis. Se um time vencer, por qualquer placar, subirá de divisão.

O JOGO

A equipe tricolor teve uma grande dificuldade no primeiro tempo. O pilar da equipe, que era o sistema defensivo, ruiu diante do Treze. O ataque da equipe paraibano deixou em pane a defesa do Santa Cruz. Com muita movimentação e velocidade, os jogadores do Galo, principalmente Cléo, desmantelaram a retaguarda coral, que se mostrou nervosa e cometeu erros primários.

Everton Senna, que algumas vezes foi chamado de carrapato pela marcação individual a Lucas, do São Paulo, e Marcelinho Paraíba,  do Sport, caiu duas vezes no drible de corpo de Cléo, em lançamentos longos, logo nos primeiros minutos. Não estava bem. E comprovou isso com um grande erro, que possibilitou ao Treze inaugurar o marcador.

Ele recebeu um passe de um companheiro dentro da própria grande área e, pressionado por Cléo, ficou confuso entre tocar a bola ou colocar para a lateral. Furou e viu o adversário dominar, driblá-lo com facilidade e tocar para a chegada de Doda, que ainda parou e escolheu o canto, para fazer 1 a 0.

Com ótimos deslocamentos, deixando confusa a defesa coral, o Treze quase chegou ao segundo gol aos 11'. Warley, aberto na esquerda, tocou em profundidade para Cléo, que se desmarcou e saiu na cara do gol. O atacante tocou na saída de Tiago Cardoso. Memo afastou quase em cima da linha.

O Santa Cruz começou a tentar sair mais para o jogo. Mas na verdade era o Treze que seguia ameaçando. Tanto que chegou ao segundo gol aos 21 minutos. Na ponta esquerda, Cléo se livrou de Everton Senna e cruzou para a área. O zagueiro Cenedesi veio de trás como uma flecha e cabeceou para o gol. 2 a 0.

A primeira boa chance do Santa Cruz só veio aos 31 minutos. Weslley cobrou falta, Lopes não conseguiu encaixar e a bola sobrou limpa na área para Thiago Cunha, que bateu forte, mas o goleiro defendeu. Perto do fim do primeiro tempo, o atacante recebeu lançamento longo por cima, saiu livre e matou no peito, mas a bola correu demais e Lopes segurou. E foi só.

REAÇÃO

Fernando Gaúcho entrou no segundo tempo e fez dois gols para o Santa/Foto: Bobby Fabisak/ JC Imagem

O Santa Cruz precisava reforçar seu sistema ofensivo, pouco produtivo. Com este objetivo, o técnico Zé Teodoro abriu mão do terceiro zagueiro e colocou o lateral-direito Eduardo Arroz no lugar de Everton Senna, passando para o 4-4-2. Além disso, Fernando Gaúcho substituiu Ludemar, que não apareceu no primeiro tempo.

Logo com um minuto, Thiago Cunha tentou de bicicleta. Lopes fez boa defesa. O Treze reagiu com Warley cruzando da direita em direção a Cléo. Tiago Cardoso saiu do gol e tirou de soco, evitando o gol.

Mesmo sem conseguir pressionar o adversário, o Santa Cruz alcançou o seu primeiro gol aos 6 minutos. Em um contra-ataque aparentemente pouco promissor, Thiago Cunha recebeu lançamento na ponta esquerda, avançou e cruzou para a pequena área. O goleiro Lopes se atrapalhou e errou o soco na bola, que entrou em suas próprias redes. 2 a 1.

O gol acordou a torcida do Santa Cruz e incendiou a partida. O jogo ficou mais aberto. Perigo para os dois lados.

Mas o principal jogador do Treze estava mesmo com tudo. Cléo fez mais uma ótima jogada, entortou um defensor e, quase caindo, deu um passe milimétrico para Tigrão entrar na área e chutar forte, ampliando para 3 a 1, aos 13 minutos.

Só que a vantagem durou pouco. Três minutos depois, Fernando Gaúcho diminuiu para 3 a 2, completando para as redes o cruzamento de Thiago Cunha, após bom lançamento de Weslley.

O Santa Cruz cresceu muito após esse gol e reverteu de vez a tônica da partida. Agora eram os tricolores que pressionavam. O Treze se encolheu. E os corais passaram a rondar a área adversária.

Até que aos 33 minutos, na raça, o Santa alcançou o empate. No "vamos que vamos", Weslley levantou a bola na área, houve um desvio de cabeça para a pequena e Fernando Gaúcho chutou duas vezes. A primeira Lopes tirou. A segunda morreu nas redes. 3 a 3, aos 33 minutos.

A partir daí, os Tricolores não correram mais riscos. E quase alcançaram a virada! Num vacilo da defesa do Treze, Dutra recebeu na área e soltou uma bomba. Lopes defendeu e garantiu o placar final em 3 a 3.

FICHA DO JOGO

Treze 3 x 3 Santa Cruz

Treze-PB: Lopes; Ferreira (Tigrão), Anderson, Thiago Cenedesi e Cleiton Cearense (Fernando Pires); Roberto, Fábio Oliveira, Doda e Celico (André Lima); Warley e Cléo. Técnico: Marcelo Villar.

Santa Cruz - Tiago Cardoso; Everton Sena (Eduardo Arroz), André Oliveira e Leandro Souza; Memo, Chicão, Weslley, Natan (Bismarck) e Dutra; Ludemar (Fernando Gaúcho) e Thiago Cunha. Técnico: Zé Teodoro.

Local: Estádio Amigão, em Campina Grande. Árbitro: Sálvio Spínola Fagundes Filho (Fifa-SP). Assistentes: Alessandro da Rocha Matos (Fifa-BA) e Lorival Cândido das Flores (RN). Gols: Doda, aos 8, e Thiago Cenedesi, aos 21 minutos do primeiro tempo; Thiago Cunha, aos 5, Tigrão, aos 13, e Fernando Gaucho, aos 16 e 33 do segundo. Cartões amarelos: Fábio Oliveira (T); Éverton Sena (S).

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...