quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Pernambuco: Quem fiscaliza as infrações cometidas pelo Detran?

Recebo, via e-mail, texto de um internauta indignado com o que ele chama de abuso de poder de certos órgãos fiscalizadores. Diz ele que alguns agentes públicos não sabem distinguir entre o privado e o público no exercício de suas funções. Some-se a isso o flagrante descumprimento da lei.

O fato a que o leitor se refere se deu ontem [08/11], em plena av. Belmino Correia, Camaragibe, por volta das 17h. Uma viatura do Detran-PE [da área de Fiscalização] foi estacionada diante do Banco Bradesco para que um de seus ocupantes descesse, fizesse alguma operação bancária pessoal e retornasse tranquilamente para o interior do veículo que saiu como se um ato infracional não houvesse cometido.

Escreve, ainda, o internauta que a viatura [foto abaixo] ficou posicionada diante do banco por cerca de 9 minuntos e a mais ou menos dois metros e meio do semáforo, podendo ocasionar um acidente, já que o fluxo de veículos naquela avenida é intenso.

O leitor finaliza sua indignação informando que é comum esses agentes ligarem a sirene dos veículos que conduzem, não porque estejam em diligência, mas para fugirem do intenso e caótico trânsito, quer "queimando" semáforos despropositalmente, quer invadindo a área destinada ao tráfego exclusivo de coletivos, as chamadas "baias".

3 comentários:

Augusto disse...

Acho que vc queria trabalhar no DETRAN e não conseguiu, ai fica se remoendo. Não vejo mau uso em um servidor aproveitando que tá passando em uma rua, ir no banco fazer alguma coisa rapidamente, e quanto ao risco de acidente, se for verdade e realmente causar um acidente, o servidor responderá como qualquer pessoa, não cabe a você nem a ninguém se meter nisso. E quanto ao uso da sirene, como vc sabe que não estão em emergência ?? Você vai acompanhando pra ver é !?? Tsc...tsc..tsc... faça-me o favor, vai no senado ou no congresso nacional fiscalizar pra onde vai nossos milhões em impostos, vai ver o que os senadores e deputados estão fazendo com o dinheiro público! Vai procurar o que fazer ao invés de ficar tirando foto de viatura de dentro de bar, papudinho.

Profdiafonso disse...

Caro Augusto, bom dia!

Em que pese a sua descortesia no supracitado comentário, ainda assim passo a respondê-lo.

Primeiro: não sou o autor da denúncia, apenas publiquei no Terra Brasilis e farei isso sempre que achar necessário. Sou editor-geral do blog e, juntamente com os nossos coeditores, decido o que publicar. Quer você queira ou não.

Segundo: não tenho interesse em trabalhar no DETRAN, pois embora os bons servidores [amigos, inclusive] que lá trabalham mereçam o meu respeito, não tenho perfil de servidor nessa setor.

Terceiro: quanto a vc não ver mal algum em um servidor [em horário de trabalho] fazer uso em benefício próprio de suas atriuições pagas com o dinheiro do contribuinte, lamento informar que vc está enganado. Isso é ilegal. Procure se informar.

Quarto: se risco de acidente houver, eu tenho minhas dúvidas de que os servidores venham a ser exemplarmente punidos, porquanto, nesses casos, há sempre o corporativismo e o coleguinha do servidor infrator vai aliviar a barra.

Quinto: realmente, não dá para saber se a viatura está em diligência. Mas eu já presenciei motoristas de ambulâncias e do próprio DETRAN acionarem a sirene apenas para sair do congestionamento. Você também não pode atestar se algum desses servidores está ou não em diligência. Você vai acompanhando para ver?!?! Tss.. Tss... Tss

Sexto: Não preciso ir ao Congresso Nacional, daqui mesmo do meu blog e em debates com amigos, eu discuto a forma como parlamentares tratam o meu dinheiro, o seu e o de todos nós. E cobro com meu voto na urna.

Sétimo: não me mande procurar o que fazer porque vc não tem esse direito. Sou trabalhador e cidadão.

Oitavo: quem me enviou as imagens é também um trabalhador [funcionário de um banco público federal] e, pelo que me consta ele não bebe. Você não teve argumentos e agiu de maneira leviana.

Nono: você está equivocado, ao dizer que não cabe a mim nem a ninguém se meter nisso. Cabe, sim, caro Augusto. Cabe a todos os cidadãos exigirem que esta cidadania seja plenamente exercida. Agora, se você não prima por este instrumento democrático, lamento muito, pois são pessoas como vc que fazem as conquistas democráticas não valerem nada. Mas, enquanto você pensa assim, muitos não e isso é reconfortante.

E para finalizar: o que vc tem a ver com maus servidores do DETRAN para sair em defesa deles?!?! Acaso você também é um servidor do órgão?!?!... rsrs Se for, tá explicado.

Grande abraço e tenha um bom dia.

ps. Ah... Gentileza não custa caro. E da próxima vez, tenha argumentos mais consistentes para defender uma causa, ainda que esta causa seja ilegal.

Profdiafonso disse...

Ah, tem mais:

Quando decidi publicar a imagem enviada e o texto, tive o cuidado para desfocar o número de ordem da viatura [a foto original está comigo e o número de ordem tambem], pois não tenho interesse em prejudicar quem, por alguma falta de consciência, cometeu um deslize.

A postagem é antes de tudo pedagógica.

Poderia ter denunciado direto à Ouvidoria do órgão, mas nem eu nem o meu amigo fizemos e nem pretendemos fazê-lo... A menos que esta mesma viatura repita a ilegalidade.

Educar por meio do texto é mais produtivo.

Abs!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...