Algumas curiosidades sobre Marcas
Coisinhas que muitas vezes passam despercebidas do público alvo, mas que não prejudicam a rápida identificação da marca.
Afinal, qual é a importância de uma marca no jogo mercadológico?
Não me recordo de nenhuma empresa séria que não possua uma marca (logo, logotipo, logomarca). Ela representa mais do que uma simples assinatura no processo de comunicação das empresas, ela é uma síntese da cultura e crenças das suas empresas. Ela é o símbolo da personalidade pública da empresa, ou, sendo mais claro, ela representa o nível de comprometimento para consigo mesma, o mercado e a opinião pública.
Dizem que tudo começou como identificação de gado. Hoje a coisa é bem menos dolorida. Basta criatividade, bom gosto, visão mercadológica e holística.
Erros comuns na criação e na manutenção de marcas.
Marca não é coisa para ser criada por um sobrinho que desenha muito bem, ou pelo próprio dono da empresa (Que normalmente é o único que acha sua marca imexível)...
As marcas devem ser criadas com a intenção de serem eternas. Podem ser aprimoradas mas não devem seguir a manada dos modismos passageiros. Podem até ser antigas, mas não podem ser velhas, nem se tornarem “modernosas”. O ponto de equilíbrio chama-se neoclássico.
É preciso respeitar a linguagem visual.
Estudos mostram que 60% da nossa memória é visual. Muitas vezes lembramos da fisionomia de uma pessoa e não lembramos o seu nome. Isso é muito comum acontecer. Assim como também são os nossos primeiros julgamentos sobre carros, lojas, pessoas, móveis, etc. São visuais.
Seus atuais e possíveis futuros clientes também fazem o mesmo com sua empresa. Percebem progressos, atualizações, auto respeito, como também percebem a falta de tudo isso e sentem um clima de decadência no ar.
Uma modernização visual é a maneira mais barata que existe para informar seu publico alvo da evolução da sua empresa, sem dizer nenhuma palavra. E melhora, também, o astral do público interno. É um fato novo que se percebe vendo.
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