quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Jerry Yang, co-fundador da Yahoo, abandona empresa

Demissão acontece duas semanas após anúncio de novo diretor-executivo 

Jerry Yang durante keynote na CES de 2008 RICK WILKING / REUTERS

SÃO FRANCISCO - Após 17 anos, o co-fundador da Yahoo Jerry Yang deixou a empresa nesta terça-feira. A informação foi comunicada pela própria companhia, segundo a qual Yang renunciou aos assentos em seu conselho de administração e nos conselhos da Yahoo Japão e da Alibaba, empresas asiáticas nas quais a Yahoo tem participação.

"Meu tempo na Yahoo, desde a fundação até hoje, proporcionou-me algumas da experiências mais emocionantes e gratificantes da minha vida. No entanto, é chegada a hora de eu buscar outros interesses fora da Yahoo", disse Yang em comunicado.

Yang, que criou a Yahoo em 1995 com David Filo, pediu demissão duas semanas após o anúncio de que Scott Thompson seria o novo diretor-executivo. O co-fundador ainda tem 3,6% das ações da companhia, que está hoje avaliada em US$ 20 bilhões. Após a notícia da saída de Yang, na noite desta terça, o preço das ações da companhia subiu 3,5% em negociações após o fechamento do mercado.

Jerry Yang deixa uma empresa sem rumo, desnorteada com a avassaladora ascensão da Google. E os apuros não são de hoje. No fim de 2008, ele foi forçado a sair do comando da empresa após a Yahoo rejeitar uma oferta de aquisição feita pela Microsoft, que estava disposta a pagar US$ 44 bilhões pela empresa. Depois disso a empresa cortou milhares de empregos e, mais tarde, concordou em fechar uma parceria de buscas e publicidade com a Microsoft.

Em setembro do ano passado, mais turbulência: o conselho da Yahoo tomou a decisão de demitir a diretora-executiva Carol Bartz, e o fez por telefone. Na primeira semana do ano, a Yahoo nomeou Scott Thompson, até então presidente da divisão PayPal da eBay, como seu novo diretor-executivo. Thompson será o quarto executivo a assumir o cargo em menos de cinco anos.

© 1996 - 2012. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...