segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Coreia do Sul inicia manobras militares e eleva tensão com norte-coreanos

Testes militares devem acontecer até a próxima sexta-feira

Nesta segunda-feira (20/02) a situação entre as Coreias do Sul e do Norte voltou a ficar tensa depois que os sul-coreanos iniciaram manobras militares em pleno Mar Amarelo com fogo real. Nos últimos dias, autoridades dos dois países deixaram claro que irão se defender caso sejam atacados pelo vizinho.

O teste sul-coreano acontece durante toda esta semana e envolve mísseis autopropulsados, canhões Vulcan, morteiros e helicópteros de ataque Cobra. De acordo com informações do ministério da Defesa do país, as manobras já eram previstas e fazem parte de um treinamento rotineiro em parceria com os Estados Unidos.

Apesar disso, a Coreia do Norte mostrou seu descontentamento com a situação e afirmou que o Exército do país está pronto para realizar "impiedosos ataques de represália com rapidez”, caso haja movimentação em suas águas.

Em resposta, Seul afirma que os testes serão realizados em águas sul-coreanas, próximas às ilhas de Baengyeong e Yeonpyeong, que pertencem ao país. Por segurança, cerca de mil moradores foram retirados das ilhas até que os testes sejam concluídos.

A ilha de Yeonpyeong foi alvo de um ataque norte-coreano em novembro de 2010, no qual quatro pessoas morreram. À época, as autoridades da Coreia do Norte afirmaram que apenas responderam o fogo do vizinho do sul, mas não entraram em maiores detalhes.

Neste domingo (19), a agência oficial da Coreia do Norte, KCNA, classificou as manobras como “uma provocação militar premeditada” e afirmou que os sul-coreanos não devem se esquecer da “lição” do ataque realizado por Pyongyang em 2010.

A Coreia do Sul respondeu às ameaças norte-coreanas e afirmou que caso seja “provocada”, devolverá o golpe e exercerá “nosso direito à legítima defesa”.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...