quinta-feira, 10 de maio de 2012

Ibope: Inácio Arruda parte na frente em Fortaleza

A cidade de Fortaleza começa o clima da eleição depois da divulgação da primeira pesquisa do Ibope. O eleitorado da capital cearense é muito exigente e polítizado, e esse cenário ainda vai mudar, e muito. Vamos a pesquisa publicada no Jornal O Povo.

Os pré-candidatos à Prefeitura de Fortaleza Inácio Arruda (PCdoB) e Moroni Torgan (DEM) aparecem em empate técnico, considerando margem de erro de quatro pontos percentuais para mais ou para menos, em pesquisa do Ibope para a Prefeitura de Fortaleza. A pesquisa foi encomendada pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB–CE) e registrada sob número CE-00001/2012, no Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Ao todo, foram entrevistados 504 eleitores entre os dias 28 e 30 de abril.

O levantamento, divulgado na noite de ontem, mostra um cenário bastante acirrado para a campanha de 2012. O senador Inácio Arruda, com 26% das intenções de voto, e Moroni Torgan, com 23% das menções, estão sendo seguidos de perto por Heitor Férrer (PDT) e Marcos Cals (PSDB), respectivamente com 19% e 15% das intenções de voto.

Os demais pré-candidados aparecem com 7% das menções, para Renato Roseno (PSOL), e 1% das intenções de voto tanto para Elmano Freitas (PT) quanto para Roberto Cláudio (PSB). Brancos e nulos somam 5% dos entrevistados e 3% se declaram indecisos. O resultado reflete um dos quatro cenários testados pelo órgão de pesquisa e mede a intenção de voto considerando possíveis nomes para esta disputa.

Em um segundo cenário testado pelo Ibope, o pré-candidato do PSB, Roberto Cláudio, foi substituído pelo secretário especial da Copa, Ferruccio Feitosa, também do PSB. Nesta simulação, os números são praticamente iguais e Elmano Freitas e Ferruccio Feitosa obtêm 2% das menções.

No terceiro cenário testado, Elmano Freitas é substituído pelo deputado federal Artur Bruno (PT). Mesmo com este cenário, o senador do PCdoB aparece novamente empatado tecnicamente com o candidato do DEM. Heitor Férrer e Marcos Cals obtêm índices próximos de intenção de voto, com 16% e 14%, respectivamente. Renato Roseno é citado por 7% dos eleitores, Artur Bruno por 5% e Ferruccio Feitosa tem 2% das intenções de voto.

No quarto e último cenário testado na pesquisa, Ferruccio Feitosa foi substituído por Roberto Cláudio. Neste cenário, Inácio e Moroni mais uma vez aparecem empatados tecnicamente, com 27% e 23% das intenções de voto dos eleitores de Fortaleza. Em seguida, Heitor Férrer e Marcos Cals obtêm 16% e 13% das menções, respectivamente. Renato Roseno é citado por 7% dos eleitores, Artur Bruno por 6% e Roberto Cláudio tem 1% das intenções de voto. Brancos e nulos somam 5% dos entrevistados.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...