quarta-feira, 23 de maio de 2012

Lula, Cid e as eleições de Fortaleza


Érico Firmo - Jornal O Povo

O aperto de mão e os sorrisos trocados ontem entre o governador Cid Gomes, que preside o PSB no Ceará, e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, líder que todo o PT do País ouve, aponta para uma realidade nova nas articulações em torno da sucessão da prefeita Luizianne Lins em Fortaleza. Até agora autossuficiente, garantindo ao processo o ritmo que melhor lhe pareceu, Luizianne pode estar perdendo este controle. Um dia antes, ela mesma já indicara algo diferente acontecendo, ao anunciar a vinda à cidade nos próximos dias do presidente da executiva nacional petista, Ruy Falcão (foto). Até então, o acertado era que ele viria apenas depois que o partido tivesse o nome definido para apresentá-lo à aliança e, em especial, ao aliado Cid Gomes. Na nova estratégia, o dirigente nacional passa a integrar o esforço de solução do impasse.

Cid, que mantém Luizianne sentada à espera de uma simples ligação telefônica para os dois acertarem os ponteiros eleitorais para 2012, deslocou-se 3.127 km até São Paulo, ontem, para uma conversa com Lula. Animais políticos que são, claro que os dois aproveitaram a oportunidade para colocar o processo eleitoral na mesa de discussões. Lula impressionou o governador cearense pelo nível de conhecimento sobre o cenário de Fortaleza, o que pode ter ajudado Cid no discurso potencializador das dificuldades para manter a aliança sem um nome forte para comandá-la desde o palanque. Os números da pesquisa Ibope que o PSB encomendou, certamente apresentados, ilustraram sua argumentação.

A realidade apresentada em números até pode ter impressionado o ex-presidente. Porém, conhecedor do espírito aguerrido da prefeita e vítima dele quando tentou atropelá-la em 2004 para impor o apoio petista ao então candidato Inácio Arruda, do PCdoB, Lula sabe que precisará conduzir sua intervenção com cuidado. Luizianne, apesar dos erros cometidos e de chegar às portas da campanha enfrentando dificuldades políticas para se impor com o nome de sua preferência dentro da aliança, tem uma trajetória inteiramente marcada pelo crescimento nas adversidades. Lula não é do tipo que comete o mesmo erro duas vezes seguidas, nem o cuidadoso Cid Gomes costuma dar chance ao azar quando se trata de trabalhar pela facilitação de suas caminhadas políticas.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...