quarta-feira, 2 de maio de 2012

Três em um



A Cuiabá que conhecemos

Nos anos 70 era linda calma e verde. Vem dai o apelido “cidade verde”. Os córregos que cortam a cidade eram todos limpos e piscosos, o mais famoso e romântico de todos o saudoso córrego da prainha canalizado e coberto nos idos de 70/80 deixou enorme saudade em todos que o conheceu.
O rio Cuiabá e o Coxipó eram balneáveis. Quem tomou banho na praia do Náutico ou nas margens do Coxipó e praias de Santo Antonio confirma e sabe o quanto perdemos. Sem contar as festas tradicionais de santos que era celebrado em quase todos os meses do ano  onde podíamos apreciar a disputa sadia dos cururueiros, era uma disputa de sabedoria e conhecimento da historia e da bíblia quem sabia mais saia vencedor. Ganhando  também a palma de bolo coisa mais bela. Mas  pouco a pouco os moradores vão esquecendo a tradição.

O guaraná ralado de manhã e à tarde, acompanhado de uma boa conversa, sentados em confortáveis cadeiras à frente da casa, pois na época não existiam furtos ou roubos e ninguém ouvia falar em assalto a mão armada. Quem estava desempregado ia à cata de ouro ali bem pertinho de suas casas, pois o metal corria solto onde houvesse água corrente.
A pesca era farta e todos os moradores podiam se fartar de uma mogica de pintado ou ventrexa de pacu, ensopada ou frita acompanhada de farofa de banana, delicias da culinária cuiabana. O doce de caju o furrundu, bolo de arroz e os biscoitos de polvilho, sumiram do mapa parece que o progresso os levou, mas ninguém sabe para onde. Aqui quase todos os moradores se conheciam. Era delicioso chegar à nossa capital de baleia como era chamada os ônibus a época, o apelido de “baleia”. Vem do nome da empresa de ônibus Ti Baleia . A rodoviária era na praça da igreja matriz ao chegar à praça, vindo de onde viessem, ali estava como a esperar o visitante, os bares  com aquela cheirosa linguiça refogada envolta do pão francês, acompanhado do pingado, uma delicia, hoje não se vê mais isso. Que saudade.

A Cuiabá de hoje

 Está ai para todos virem,  cadê o sossego dos moradores? A cadeira preguiçosa da calçada sumiu a calmaria deu lugar à violência, obrigando os moradores a construírem altos muros, acabou o bate papo sadio e descontraído entre  amigos e amigas. Os córregos foram invadidos pelo esgoto e estão mortos. O rio Cuiabá tão limpo e pujante esta minguando ano após ano, pois as suas áreas alagáveis e nascentes estão sendo ocupadas de forma criminosa e com o aval e conivência das prefeituras das cidades que habitam  as suas margens. O rio  Coxipó nem se fala não se vê nele as lindas peras dando suas belas voltas na limpa água do rio.
E as nossas festas tradicionais, estão desaparecendo. As lindas e elegantes lendas sumiram da boca do povo à medida que a cidade se espraia. Essas estórias poderiam  ser contadas em escolas infantis com incentivo da prefeitura preservando o folclore. Há falta de água em mais de 50% dos bairros da cidade e o  transporte coletivo é sofrível  e um dos mais caros do país um despropósito com a população que depende desse modal de transporte.  

Quem depende do sistema publico de saúde  e de remédios gratuitos sofrem ainda mais, ao receber o solene “não tem” que o balconista servidor diz. Logo em seguida o usuário  assiste via imprensa o descarte de remédios de alto custo que  deveria ser distribuído, mas foi jogado fora por estar com o prazo de validade vencido.  É um enorme descaso com o cidadão e o bem publico um desrespeito com o povo consumidor.  O sistema de saúde esta agonizante. Todos sofrem os servidores por ser mal remunerados e os pacientes por falta de atendimento. Diante desse trágico quadro e  pressionado o povo  abandona as boas coisas da vida. Ai a violência vai aumentando à proporção que acaba o dialogo entre vizinhos.


A cidade cresceu e por falta de planejamento e cuidado esta esburacada e triste, perdeu parte de suas arvores, e  esta pedindo socorro urgente. Mude isso você pode. Esse despautério acontece pelo descaso das autoridades de plantão “prefeitos e governo do  estado”. Que estão lá com o seu voto. Chegou à hora tire-você pode.

A Cuiabá que queremos

È  bem diferente da que estamos vendo e vivendo.  A saúde será mais bem atendida, pois os servidores serão mais bem remunerados e trabalharão felizes, os  remédios serão distribuídos antes de perder o prazo de validade com uma fiscalização ativa e eficiente. Ela terá saneamento básico em todas as ruas, água tratada em todas as torneiras e todos os dias da semana, com preços acessíveis a todos.

 Os córregos tornarão a ganhar vidas e desempenhar o seu importante papel de refrigerador natural do calor que aqui faz, além de umedecer o ar da cidade.   As águas limpa e saudável nos brindará com lindos peixinhos e para sonhar mais, porque não um lugar para diversão tipo: Lago com pedalinho e outros brinquedos aquáticos.
 Os rios Cuiabá e Coxipó  serão libertados dos dejetos e voltarão a ser balneáveis para nosso deleite. E será literalmente proibido o uso indevido das  nascentes e áreas alagáveis que são os capilares fortificadores do rio.  E onde puder ser recuperada a prefeitura tem o dever de resgatar e salvar esse rico patrimônio de todos.

 As avenidas serão arborizadas com arvores  frutíferas em seu canteiro central:  manga caju  cajá  e outras tradicionais do nosso cerrado, pois  além da beleza e da boa fruta elas purificam o ar poluído queimando o carbono em sua fotossíntese.

A rua terá calçadas para pedestres e estacionamento gratuito para os seus frequentadores incluindo ai o estacionamento de  bicicletas para satisfação dos amantes do esporte. Terá passarelas em pontos de cruzamento perigoso para proteção da integridade física dos usuários. As escolas serão recuperadas no período de férias para não atrapalhar o período  letivo  e terá também incentivo a todas as modalidades  de esporte acompanhadas de professores formados em educação física. Assim eu desenho a Cuiabá que vamos deixar para nossos filhos e netos.

Urbano Ribeiro dos Reis (Índio PT)

Um comentário:

Regis disse...

Esta Cuiabá só será possível com o PT na prefeitura.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...