segunda-feira, 16 de julho de 2012

Maragogi - AL: a exuberância da natureza que embriaga

Por DiAfonso

Situado no litoral norte de Alagoas - em plena Costa dos Corais -, o município de Maragogi fica distante 125 km de Maceió e de Recife. 

Faz divisa a leste com o Oceano Atlântico; a oeste com Porto Calvo; ao sul com Japaratinga; e ao norte com o município de São José da Coroa Grande, Pernambuco. 

Chamado, inicialmente, de Gamela - ainda como povoado -, Maragogi foi elevado à categoria de Vila, em 1887, passando a se chamar Isabel em homenagem à princesa Isabel. Cinco anos mais tarde recebeu o nome de Maragogi [nome do rio que banha o local]. 

Conforme alguns historiadores, o nome Maragogi provém de Marahub-gy [rio das Maraubas]. Outras interpretações traduzem Mair-aqui-gy-po [rio livre, amplo].

Historicamente, Maragogi teve participação ativa nas lutas contra os holandeses. [Leia mais no link ao final da postagem]

A parte que me cabe, em relação a Maragogi, diz respeito às raízes familiares [pelo lado materno] nessa cidade. Mas, sobretudo, pelas férias de dezembro e janeiro [1975 a 1982], quando vivia a pré-adolescência e adolescência.

Empreendi visitas a lugares [muitos dos quais radicalmente alterados] para aqueles que minhas lembranças apontavam. Alguns registros foram feitos e deverão ser apresentados em outras postagens.

Abaixo, a exuberância de Maragogi, em imagens* que embriagam pela beleza do lugar. 













*As imagens fazem parte do acervo pessoal do Prof. DiAfonso, não devendo, pois, serem reproduzidas sem os devidos créditos.

Para saber mais sobre Maragogi, clique em Maragogi Online.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...