quinta-feira, 19 de julho de 2012

Os interesses da Globo e de Rosane Collor

A entrevista "reveladora" de Rosane Collor ao "Fantástico" não desvenda em nada o passado. É um retrato do presente. Mostra o quanto, apesar de tudo, evoluímos politicamente, inclusive nas aparências. Mas, ao repisar fatos amplamente conhecidos, como os rituais de "magia negra" na Casa da Dinda, também serviu para reforçar preconceitos contra religiões afro-brasileiras.

É compreensível que Rosane, hoje pastora e adepta da máxima evangélica da "jesuscidência", qualifique o candomblé como "magia negra". Mas o que explica o "Fantástico" embarcar nessa onda de demonização contra religiões de matriz africana? Há dez anos, a Globo exibia "Tenda dos Milagres", em que o protagonista era chegado num terreiro...

Possivelmente, o "Fantástico" não quer perder o trem. É evidente o declínio do pai de santo, e mais nítida ainda é a ascensão do pastor. O Brasil passa por uma enorme transformação na dinâmica das filiações religiosas. De acordo com o IBGE, entre 1960 e 2010, a parcela da população que se declara católica cair de 93,1% para 64,6%.  O movimento foi acompanhado pelo crescimento dos evangélicos, que em 1960 eram apenas 4% da população e em 2010 atingiram 22,2%. Diante dos dados do Censo 2010, pode-se supor que em menos 50 anos o Brasil terá mudado de religião hegemônica. É um feito e tanto.

A televisão é um dos principais motores dessa transformação. E uma continha dos números do Ibope com os do IBGE podem dar aí numa "jesuscidência". A Globo tem se esforçado para se aproximar da audiência evangélica — e isso é legítimo. Embora seu maior esforço na área tenha sido um enorme fracasso, o megashow gospel "Promessas".

De resto, a entrevista de Rosane foi ungida de vergonha alheia. O único fato novo foi ela revelar, ao fim, que recebe "só" R$ 18 mil de pensão do ex-marido e reivindica uma revisão desse valor na Justiça. Ao mostrar que a intenção era passar a sacolinha, esvaziou qualquer denúncia.

Um comentário:

Zeca do Piauí disse...

Quanta imbecilidade, Senho r coronel. Trabalhe e párem de atirar pedras no elhado dos outros é um burro.
Tá querendo defender Collor 'amiguinho da tchurma petralha
Atacam a Globo, porque assistem e Ela cresce cada dia mais. Inveja é uma merda nao é /?
Cês aão pequenos , uns pobres coitados. O povo nordestino gosta do miserê por isso está com a banda podre da politica .
Olhem maiss para o povo sofrido , para as secas em áreas afectadas.
O nordestino compra água, compra Não são um bando de miseráveis, bebem água sei lá como,sei lá de onde!? Isso sim é motivo de gritar, de se indignar velhos safados, capangas do bebum

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...