sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Vanessa Grazziotin [PCdoB-m]] sobe 10% e ultrapassa o chorão Arthur Virgílio [PSDB-AM]

Vanessa supera Arthur. Efeito Lula ou Geraldo?


Ibope aponta reviravolta em Manaus. Candidata Vanessa Grazziotin, do PC do B, chegou a 29%, o mesmo percentual de Arthur Virgílio Neto, do PSDB, mas com vantagem no segundo turno (43% a 39%). A questão é: quem a empurrou foi Lula, que participou de comício na capital amazonense, ou o governador Geraldo Alckmin, que tenta ferir a Zona Franca?

“Ele veio aqui para me derrotar”, disse Arthur Virgílio Neto, ex-senador e candidato à prefeitura de Manaus, pelo PSDB, ao se referir ao último comício de Lula, em Manaus, antes de embarcar para o México, em apoio à candidata Vanessa Grazziotin, do PC do B. No ato de campanha, Lula sugeriu que Arthur pode vir a “bater” no eleitor – numa referência à ameaça feita pelo ex-senador ao próprio ex-presidente, que potencializou a inimizade entre ambos.

Empurrada por Lula e por duas lideranças locais de peso, o governador Omar Aziz e o senador Eduardo Braga, o fato é que Vanessa subiu 10 pontos no Ibope e empatou com Arthur. Ambos agora têm 29% das intenções de voto, mas ela o supera na simulação de segundo turno (43% a 39%). Como a margem de erro é de três pontos, o instituto considera empate técnico. Outros candidatos parecem fora do segundo turno. Henrique Oliveira (PR) subiu quatro pontos na pesquisa, passando de 7% para 11%. Sabino Castelo Branco (PTB) teve 10%; Serafim (PSB), 9% e Pauderney Avelino (DEM), 3%. Já Herbert Amazonas (PSTU), Luiz Navarro (PCB) e Jeronimo Maranhao (PMN) alcançaram 1%.

No entanto, o maior dano à candidatura de Arthur Virgílio ninho tucano parece ter sido causado dentro do próprio ninho tucano, pelo governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, que entrou com Ação Direta de Inconstitucionalidade contra a Zona Franca de Manaus. Arthur afirmou que o PSDB “não tem apetite para o poder” e ameaçou deixar a sigla após as eleições. Em Manaus, Lula disse que “só quem não conhece a realidade do Brasil propõe acabar com os incentivos da Zona Franca”.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...