Novo diretor da Central Globo de Jornalismo instala emissora no centro das dúvidas jurídicas sobre até onde vai o poder de uma empresa que depende do aval do Estado para funcionar; Ali Kamel apresentou sua mão de ferro ao público ao ordenar a não divulgação de pesquisa eleitoral que apontava larga vantagem de Fernando Haddad sobre José Serra, na eleição de São Paulo, porque resultado desgostou João Roberto Marinho; atenção ao patrão deixou William Bonner, do Jornal Nacional, e William Waack, do Jornal da Globo, com cara de Homer Simpson; sem protestar, eles aquiesceram à lei de silêncio
Com Ali Kamel é assim: não importa que a Rede Globo funcione mediante
concessão pública, renovada periodicamente, sobre o compromisso da
isenção no noticiário, equilíbrio editorial e equidistância
político-partidária. Em linha direta com João Roberto Marinho, o novo
diretor da Central Globo de Jornalismo já atua, com menos de dois meses
no cargo, com mão de ferro sobre a sociedade. Na quarta-feira 24, ao
saber que pesquisa eleitoral encomendada pela própria Rede Globo ao
Ibope havia apontado larga dianteira de Fernando Haddad, do PT, sobre
José Serra, do PSDB, Kamel correu para a sala de João Roberto e, ainda
mais rápido, ordenou que nenhum dos telejornais da casa noticiaria o
fato. Os números, afinal, estavam em desacordo com os interesses do
patrão – ali eles chamam esse ente de "casa".
A pergunta que se fez imediatamente ao silêncio sobre a notícia no
Jornal Nacional, do qual se diz que William Bonner é apresentador e
editor-chefe, e no Jornal da Globo, em que William Waack é apresentador e
editor-executivo, é sobre se há, de fato, limites legais para a
operação de uma concessionária pública de informação. Esse é o caso da
Rede Globo. Ao longo da história, tais limites, impostos pelo Congresso
Nacional, sempre foram meramente ornamentais, mas muita gente avalia que
os tempos estão mudando. Um entendimento que não ultrapassa, nem de
dentro para fora, nem de fora para dentro, pelo menos por enquanto, as
grades da Rede Globo.
Ali, como Ali já deixou claro em seus primeiros cortes no espelho
(esse é o jargão utilizado para definir a ordem das notícias que serão
veiculadas num determinado jornal de tevê), vigoram os tempos em que, do
mesmo cargo, o festejado jornalista Armando Nogueira não deixava que o
tal Boeing do Jornal Nacional carregasse qualquer notícia contrária aos
interesses do regime militar. Havia, inclusive, um index de pessoas que
não poderiam, jamais, serem entrevistadas pelos profissionais da
emissora, como o político fluminense Roberto Saturnino Braga, líder da
investigação na Câmara Federal, na segunda metade da década de 1960, que
comprovou que os equipamentos sofisticados da Globo, comprados naquele
período, tiveram recursos saídos diretamente dos Estados Unidos, o que
era e é proibido por lei. O famoso caso Time-Life
(http://memoriaglobo.globo.com/Memoriaglobo/0,27723,5270-p-21890,00.html).
Ali também, e Ali conhece a história, a Globo, em pleno período de
redemocratização, ignorou solenemente o comício das Diretas Já realizado
em São Paulo, que juntou mais de 200 mil pessoas, e só noticiou, com
muita má vontade, o comício das Diretas no Rio de Janeiro, com mais de
300 mil participantes, dias depois, porque aconteceu no quintal do então
todo poderoso jornalista Roberto Marinho. O evento foi na Cinelândia,
no centro do capital fluminense, e deixou o resto da cidade vazia. Até
minutos antes de seu início havia a dúvida se a Globo, afinal, iria
'abrir câmeras' para registrá-lo.
Ali Kamel, com o padrão de gestão jornalística que já empreende,
também resgata, pela semelhança, a memória do rumoroso caso Proconsult.
Neste episódio, a Globo jogou no ar uma aferição paralela à apuração
oficial dos votos da eleição para governador de 1982
(http://pt.wikipedia.org/wiki/Caso_Proconsult), que prejudicava
fortemente o político que acabou vencendo pelas urnas, Leonel Brizola.
Além da Globo, a rádio Jornal do Brasil também tinha a Proconsult como
fonte de apuração – e Ali Kamel era o chefe da rádio JB naquele período.
Quarenta anos depois, na quarta-feira 24, o boicote de Kamel, agora
como número 1 do jornalismo global, à pesquisa que apontou a vitória de
Haddad sobre Serra pode ser vista, sem exageros, como um movimento
dissimulado de tentativa de interferência no resultado. Como se sabe,
quem está tão atrás como Serra em comparação com Haddad não gosta de ver
esse tipo de projeção revelada, pelo potencial de desmobilização de seu
próprio eleitorado. Ao boicotar a notícia, a Globo deu uma mão ao
tucano em prejuizo ao petista. O levantamento, relembre-se, foi
contratado pela própria Globo. Na véspera, vinte minutos do Jornal
Nacional foram dedicados a uma edição especial sobre a 80ª sessão do
julgamento da Ação Penal 470, num gesto em linha com a campanha de
Serra, que usa o que se passa no STF para tirar votos do adversário.
Além de Nogueira, a mão pesada de Ali também guarda semelhança com a
gestão, no mesmo cargo, de Alberico Souza Cruz. Frequentador assíduo do
plenário da Câmara dos Deputados, onde procurava pelo interesse dos
parlamentares para atendê-los ou, dependendo da coloração ideológica,
contrariá-los nas transmissões da emissora. Ele caiu em desgraça depois
que a direção da Globo suspeitou da ocorrência, no período de Alberico
na década de 90, de troca de favores jornalísticos diretamente por
dinheiro, sem intermediários, em mais de uma praça da rede, entre elas
as milionárias São Paulo e Minas Gerais.
Sabe-se que a Globo não tem na audiência, mas sim no chamado Bônus de
Volume (o popular BV entre publicitários e profissionais de mídia) o
seu grande fator de receitas. Toda a verba publicitária que entra na
emissora, vinda dos mais diferentes clientes, tem uma parcela resgatada,
junto à própria Globo, pelas agências de publicidade que veiculam peças
comerciais ali. O sistema de BV foi uma das grandes invenções de
Roberto Marinho para o mercado, feita logo após ele conseguir a
concessão pública para transformar a antiga TV Rio em TV Globo.
Anualmente, nos últimos exercícios, a emissora que Marinho deixou
para seus três filhos comandarem fatura cerca de R$ 10 bilhões em
anúncios. Estimado em até vinte por cento, pode-se inferir que cerca de
R$ 2 bilhões desse dinheiro que entra saem pela mesma porta e voltam às
agências de publicidade. Uma destas que, por exemplo, comprar uma das
cotas master de anúncios para a Copa do Mundo, calculadas em R$ 7
milhões na última edição do evento, pode receber de volta cerca de R$
1,4 milhão.
Com faturamento garantido e sem o estresse da luta pela audiência – o
Jornal Nacional que já capturou mais de 50% dos aparelhos de tevê
ligados em seu horário de exibição, hoje não passa de 36% na tabela do
Ibope-, Ali Kamel aponta sua gestão para o passado, mirando-se nos
exemplos de seus antecessores. Eram outros tempos, mas, até aqui, isso
ainda não fez diferença. Centralizador ao extremo, ele não teve
dificuldade, após receber a ordem para não dar a pesquisa com Haddad
olhando Serra, distante, pelo retrovisor, de convencer William Bonner,
editor-chefe do Jornal Nacional, e William Waack, titular da bancada do
Jornal da Globo. Este último, questionado certa vez sobre quem é o
público da Rede Globo dos dias de hoje, definiu o espectador médio da
emissora como uma espécie de Homer Simpson, o boneco chefe de família
americana com cara de bobo, voz de bobo e atitudes de bobo. Ali dentro
da Globo, diante de Ali Kamel, entretanto, quem ficou com cara de Homer
Simpson foram ele próprio e Bonner, cujas autoridades sobre seus jornais
não passou da soleira da porta da sala do novo diretor geral de
jornalismo.
Tudo indica que, seja quais forem os resultados das urnas, a Globo,
com Ali no comando, será cada vez mais um partido político, operando o
noticiário de seus jornais de acordo com os interesses privados de seus
controladores. Uma atitude que, mesmo reprovável do ponto de vista
ético, seria legalmente aceitável, mas não é. A Folha de S. Paulo e a
revista Veja, por exemplo, para atenderem históricos compromissos com
José Serra e o conservadorismo ideológico que ele representa, evitaram
noticiar, até o limite de caírem no ridículo, o sucesso de vendas do
livro A Privataria Tucana, do jornalista Amaury Ribeiro Jr.
Com a Globo é diferente. Ao escolher se vai ou não noticiar, por
exemplo, uma vitória do Flamengo, pelo fato de, sempre hipoteticamente,
um de seus diretores ser Fluminense, a emissora estará colidindo com o
interesse direto da opinião pública geral, que lhe empresta a concessão
televisiva, por meio do Congresso. E não é para escolher entre o que
pode ser dito sobre Fla e Flu que esta concessão é renovada, mas para
que o público saiba o que acontece sobre Fla e Flu. Quando não noticia
uma simples pesquisa de intenção de voto sobre uma eleição municipal,
porque o resultado não agradou, Ali está dizendo que com ele ali,
goste-se ou não, vai ser assim. O que ele parece desconhecer é que, com
os tempos, mudam-se também os costumes, e a famosa 'lei do sempre foi
assim' um dia pode ser revogada. O feitiço pode virar contra o aprendiz.
Nenhum comentário:
Postar um comentário