quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Projeto Alimentação Saudável: "A Pirâmide Alimentar e os Três Grupos de Alimentos" [Culminância da Turma B - Escola Torquato de Castro]

Excepcional. Assim se pode dizer da culminância do Projeto Alimentação Saudável em que estiveram envolvidos os alunos da Turma B da Escola Torquato de Castro [anexo da Escola de Referência Tito Pereira], sob a mediação da profª Raquel Suiene e do profº Diógenes Afonso. 

Tendo como eixo norteador a Alimentação Saudável, os alunos discutiram, elaboraram e apresentaram o título: A Pirâmide Alimentar e os Três Grupos de Alimentos

A proposta pretendeu demonstrar, como de fato se pôde ver, a importância do consumo de alimentos saudáveis como contraponto ao consumo de alimentos não saudáveis. Em relação a este último grupo, os alunos pesquisaram, debateram e listaram dez tipos de alimentos mais prejudiciais à saúde humana, tais como: refeições congeladas prontas, embutidos [salsicha, linguiça, mortadela, salame e presunto], biscoitos recheados, salgadinhos, refrigerantes, frituras etc.

Vale ressaltar a extrema importância de, no processo de ensino-aprendizagem, estimular o aluno a construir o conhecimento a partir de seu universo conceitual prévio, apreendido em ambientes que não o escolar. Nesse sentido, não podemos deixar de aplaudir a participação de todos com a exposição de suas experiências.

Nós, os mediadores da Turma B, fazemos questão de nomear todos os alunos participantes do projeto [inclusive aqueles que, por razões de trabalho e em virtude das dificuldades do dia a dia, não puderam estar permanentemente presentes no processo de discussão e elaboração do projeto]: Alcimar Ramos, Ana Lúcia, André Severino, Betiliana Ferreira, Davi Manoel, Damiana, Jair Santos, Josefa Patrícia, Luciana da Silva, Maria José, Melquesedeque dos Santos, Michele da Silva, Nilson da Silva, Oscar Vicente, Paulo Felipe, Raísa Alves, Ricardo Lima, Rosinalva Josefa, Severino Lima, Sílvio Manoel, Valéria Cremilda, Vanderléa Soares e Victor Araújo.

Confiram as imagens da preparação e da belíssima apresentação da Turma B:

Confecção de material para apresentação

Primeiro plano [de cima para baixo]: Ana Lúcia, Severino, Ricardo, Damina e Nilson

Primeiro plano [de cima para baixo]: Raísa [em pé], Vanderléa, Maria José e Michele




Rosinalva, Ana Lúcia e Damiana









A culminância



















Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...