sábado, 6 de outubro de 2012

Revista Veja lança Joaquim Barbosa candidato à presidência da República [ou como "o menino pobre" é joguete nas mãos da mídia golpista]

Nasce um presidenciável: o caçador de petralhas

Joaquim Barbosa chegou lá. Veja, que lidera a oposição no Brasil, acaba de lançá-lo à presidência da República com sua capa sobre “o menino pobre que mudou o Brasil”, numa operação editorial semelhante à do “caçador de marajás”. Transformado em herói como o “vingador” que levou o PT à prisão, aplaudido em bares como o Bracarense e chamado de “nosso Batman” nas redes sociais, o ministro do Supremo Tribunal Federal é a alternativa que resta à oposição para tirar o PT do poder. Ele conseguirá?

Joaquim Barbosa para presidente! É o berro que salta da capa da revista Veja desta semana, sobre “o menino pobre” que relatou a Ação Penal 470 e será lembrado como o responsável por colocar o PT na cadeia. José Dirceu, ex-ministro da Casa Civil, José Genoino, ex-presidente do PT, e Delúbio Soares, ex-tesoureiro do partido, estão prestes a ser condenados. Nas próximas sessões do Supremo Tribunal Federal, o “vingador” Joaquim Barbosa defenderá que os três sejam presos ao fim do processso. Também nesta semana, ele pode se tornar presidente da corte, caso prevaleça a tradição da casa, que prevê a entrega do comando ao ministro mais antigo, que ainda não tenha sido presidente.

Chamado de “nosso Batman” nas redes sociais, Joaquim Barbosa é o herói quase perfeito. Talvez, o único capaz de rivalizar com o ex-presidente Lula no que diz respeito às possibilidades de mistificação. Barbosa tem origem tão ou mais humilde do que a do ex-presidente, mas ascendeu graças ao estudo. Graduou-se, fez doutorado fora do País e está prestes a assumir um dos três poderes da República. Um símbolo, portanto, da chamada “meritocracia”, uma palavra tão em voga ultimamente.

No STF, Barbosa agiu de maneira implacável – e ainda que seus métodos e a consistência de seus argumentos sejam questionados, ele é sucesso inegável de público. Nas redes sociais, ele é o “nosso Batman”, super-herói responsável por colocar à beira da prisão aquele que era tido como o “capitão do time” de Lula. E mesmo seus defeitos, como a intolerância e a postura irritadiça diante dos colegas, podem ser tratados como virtudes. No país do homem cordial e conciliador, Barbosa seria o juiz intransigente diante da corrupção. E que costuma ser aplaudido em bares e restaurantes, como o Bracarense, no Rio de Janeiro.

O risco dessa operação editorial, no entanto, é a desmoralização completa do próprio Supremo Tribunal Federal. Se Joaquim Barbosa vier a abraçar um projeto político, o próprio julgamento da Ação Penal 470 poderá vir a ser considerado no futuro como um julgamento político – e não técnico. Aliás, Batman era um justiceiro que agia fora da lei. E por isso mesmo era sempre mandado de volta para a caverna

Para Veja, no entanto, pouco importa. Na sua cruzada contra o PT, o que vale é encontrar o presidenciável que seja capaz de derrotar um projeto político que, até recentemente, era tido como hegemônico. No passado, Veja lançou o “caçador de marajás” e o final da história é conhecido. Agora, acaba de nascer o “caçador de petralhas”.

Um comentário:

Anônimo disse...

Lula foi sem dúvida o mais republicano de todos os Presidentes da nossa história.
Lula não teve medo e indicou os dois Procuradores Gerais da Republica, Fernandes e Gurgel, não como uma escolha pessoal mas como uma escolha dos seus próprios pares, um colegiado de Promotores de todo o Brasil. E assim também foi com esse cidadão a Juiz Joaquim Barbosa.
Um homem de origem pobre e negro, o tipo de gente que sempre essa elite branca “Paulista” nunca engoliu e que para não transparecer todo o seu ódio e preconceito passou a designá-la como “Gente Diferenciada”. Afinal alguém acredita que o cidadão Joaquim Barbosa poderia um dia chegar ao STF se não fosse Lula um autentico Republicano? Chegaria ele ao STF se fosse FHC, Serra, Aécio, ...todos representantes dessa elite branca assim como os donos do grupo Folha, Estadão e Globo, aglutinado na sigla PSDB-PFL (Vulgos “Democratas”)? Tenho total convicção que NÃO, NUNCA, NEVER.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...