quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Se Haddad vencer, Lula reafirma sua força e o PT ganha quadro nacional. Tem gente só assuntando…

Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula

O Ibope divulgou nesta quarta-feira a segunda pesquisa de intenção de voto na disputa pela Prefeitura de São Paulo.

Em relação ao levantamento anterior, o candidato Fernando Haddad (PT) oscilou um ponto positivamente e tem 49% das intenções de voto.

José Serra (PSDB) caiu quatro pontos percentuais e somou 33%. Brancos e nulos somaram 13%, eleitores que não souberam ou não quiseram responder, 5%.

O Ibope também calculou os chamados votos válidos, que excluem da amostra os brancos, nulos e eleitores indecisos. Este é a mesma metodologia utilizada pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado das eleições.

Neste cenário, Haddad tem 60% dos votos e Serra, 40%. No primeiro turno, Serra teve 30,75% dos votos válidos e Haddad, 28,98%.

A pesquisa foi encomendada pela Rede Globo e foi realizada entre os dias 15 e 17 de outubro. Foram entrevistadas 1.204 pessoas na cidade de São Paulo. A margem de erro é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos.

A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SP), sob o número SP-01864/ 2012. As informações são do iG.

Resumo do ópera:

Se Haddad confirmar, nas urnas, os números das pesquisas, o PT ganhará novo fôlego e o ex-presidente Lula terá seu prestígio ainda mais elevado.

Aliás, o sucesso de Haddad será creditado totalmente a Lula, fiador da candidatura do seu ex-ministro da Educação.

Ele estará repetindo o que fez em favor de Dilma Roussef em 2010, mas com algumas diferenças:  não está 100% saudável e nem tem máquina na mão como há dois anos.

Haddad, se eleito, representará a renovação do PT, carente há tempos de novos nomes nacionais – Dilma, quem não se lembra, foi “inventada”.

Com a Prefeitura de São Paulo no currículo, poderá figurar em listas de pré-candidatos a voos mais altos.

Quem sabe, a Presidência da República, por exemplo…

Esta possibilidade garante ao PT competitividade para o futuro, o que não deve ser tão confortável para lideranças emergentes.

Entre elas o senador Aécio Neves (PSDB-MG) e o governador de Pernambuco presidente nacional do PSB, Eduardo Campos, cujo partido ajudará Haddad a ser eleito.

O petista tem hoje 49 anos, Aécio soma 52 e Eduardo, 47 anos.



Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...