sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Cuidado! Não é filme para crianças! [Parecem feitos para criança, mas não são]

"Paiê, quero ver Ted! Me leva, vai?", pede ao pai o pequeno Juan. "Filme de ursinho, deve ser bonitinho", pensa o pai. Animados, lá vão os dois para o cinema. Pipoca, refrigerante, bala, chocolate, tudo pronto. Quando o longa começa, um escândalo. Drogas, bebidas alcoólicas e cenas impróprias para menores. Foi o que aconteceu com o deputado federal e pai Protógenes Queiroz (PC do B), que levou o filho de 11 anos para ver Ted, do diretor Seth McFarlane, o mesmo do desenho Uma Família da Pesada. A revolta foi tanta que o deputado pediu ao Ministério da Justiça para mudar a classificação etária de 16 anos para 18 anos. É, parecia um filme inofensivo, de criança, com um ursinho fofo, mas não era. E já aconteceu antes!

Vamos relembrar de alguns filmes que parecem de criança, mas, na verdade, têm temática adulta:

Radio Flyer (Estados Unidos, 1992)


Diretor: Richard Donner.

Por que o filme parece ser infantil? Do mesmo diretor de Os Goonies, parece uma história bacana de aventuras de dois irmãos, Mike e Bob, vividos por Elijah Wood e Joseph Mazello, respectivamente.

Qual é a verdadeira história dele? Com narração em primeira pessoa de Mike adulto (Tom Hanks), a história verdadeira é a de dois irmãos que lutam contra os abusos físicos e sexuais do padrasto alcoólatra.

***

Uma cilada para Roger Rabbit (Estados Unidos, 1988)


Diretor: Robert Zemeckis

Por que o filme parece ser infantil? Um desenho animado de um coelho meio malucão e engraçadinho, com uma trama de aventura meio policial.

Qual é a verdadeira história dele? O coelho Roger Rabbit suspeita da fidelidade de sua mulher, a sensual Jessica. Então, contrata o detetive Eddie Valiant, vivido por Bob Hoskins, para investigá-la. As coisas se complicam quando Marvin Acme, o possível amante de Jessica, é encontrado morto e Roger vira o suspeito. Infidelidade, assassinato, insinuações sexuais. Não tem cara de filme para criança, né?

***

Howard, o Super-herói (Estados Unidos, 1986)


Diretor: Willard Huyck

Por que o filme parece ser infantil? Baseado em uma história em quadrinhos, fala sobre Howard, um pato engraçado e feliz que vive em outro planeta, mas é trazido para a Terra por causa de um raio. Na Terra, ele conhece Beverly Switzler, que se torna sua única amiga.

Qual é a verdadeira história dele? Howard tem características de adulto, bebe cerveja e é um voyeur compulsivo. A amizade com Beverly vira namoro, inclusive com cenas que insinuam relações sexuais. Já no trailer do filme, ela aparece de calcinha.

***

Mundo proibido (Estados Unidos, 1992) 


Diretor: Ralph Bakshi

Por que o filme parece ser infantil? Na mesma linha de Uma cilada para Roger Rabbit, mistura cenas de animação com atores reais e dá ideia de ser apropriado para crianças.

Qual é a verdadeira história dele? A verdadeira história é que a sexy Holli, criação do desenhista Jack Deebs (Gabriel Byrne), seduz e leva seu criador a um mundo paralelo, em que os desenhos têm vida própria. O objetivo da dançarina é ter relações sexuais com Deebs para que ela se torne humana e possa fugir para o mundo real.

***

Papai Noel às avessas (Estados Unidos, 2003)


Diretor: Terry Zwigoff

Por que o filme parece ser infantil? História de Natal, com Papai Noel, um garoto gordinho simpático que acredita no bom velhinho, espírito natalino...

Qual é a verdadeira história dele? Na prática, o bom velhinho é Willie, interpretado por Billy Bob Thornton, um golpista alcoólatra que rouba shoppings na época do natal, junto com seu ajudante, Marcus. Mas Willie se redime depois que um garotinho gordinho senta em seu colo para fazer o pedido de Natal. Ele se sensibiliza com a história do garoto, que vive com a avó. A mensagem bonita no final não apaga todas as cenas de sexo e uso de álcool e drogas do roteiro. Uma ótima comédia para adultos, mas não é recomendável para crianças.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...