quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Folha vai mostrar que o Governo financia a Globo

O contribuinte verá que o Governo Federal subsidia o Golpe contra ele mesmo, as Organizações Globo. Em nome da tese do “prefiro o ruído da imprensa ao silêncio das ditaduras”.
Saiu na Folha:

STJ dá à Folha acesso a gasto de publicidade do governo  

Dados completos desde 2000 terão que ser fornecidos em até 30 dias

A Folha obteve ontem vitória no Superior Tribunal de Justiça em ação que movia contra o governo federal para ter acesso aos dados completos de gastos com publicidade estatal desde 2000.

A decisão foi unânime na Primeira Seção do STJ.

O governo federal fica agora obrigado a informar em até 30 dias seus "gastos com publicidade por categoria, agência, veículo e tipo de mídia", informou ontem o tribunal em seu site.

A Secom (Secretaria de Comunicação Social da Presidência) disse que vai recorrer da decisão.

O pedido da Folha abrange a administração federal direta e indireta. Ou seja, o governo terá de fornecer os dados sobre gastos com publicidade da Presidência da República - que já são conhecidos -, mas também os de todos os ministérios, fundações, autarquias e empresas estatais.

"A decisão, concedida à véspera do aniversário da República, prestigia a transparência e a liberdade de informação", disse Taís Gasparian, advogada do jornal.

STJ dá à Folha acesso a gasto de publicidade do governo  

Dados completos desde 2000 terão que ser fornecidos em até 30 dias

Antes de entrar com a ação, a Folha pediu em março de 2011 os dados à Secom.

A pasta não atendeu à solicitação. Entre outras razões, disse que os dados não estariam disponíveis ou teriam caráter estratégico de mercado e, portanto, seriam sigilosos.

O ministro Arnaldo Esteves, relator do processo no STJ, afirmou que a solicitação da Folha é "plausível, razoável, jurídica e legítima", ao buscar dados e fontes de órgãos públicos para o trabalho essencial de bem informar a população.

"O que desejam os impetrantes, com os dados de fato pretendidos, é viabilizar, no particular, o cumprimento de sua tarefa, que tem especial assento na Carta Magna, de examinar o respectivo conteúdo e, com fidelidade, bem informar a comunidade nacional, credora definitiva das informações de interesse ou mesmo utilidade pública", acrescentou o relator.



Sábia a decisão do Ministro Arnaldo Esteves.

Este Conversa Afiada se rejubila com a possibilidade de o distinto público saber, tim-tim-por-tim, quanto o Governo Federal, administração direta e indireta, empresas estatais e para-estatais investem na Globo e suas adjacências: jornal, radio, revistas, internet e subprodutos como o Brasileirinho e a F-1.

(Qual o interesse do acionista da Petrobrás em patrocinar a F-1, evento em que atletas brasileiros são induzidos a perder?)

O contribuinte verá que o Governo Federal subsidia o Golpe contra ele mesmo, as Organizações Globo.

Em nome da tese do “prefiro o ruido da imprensa ao silêncio das ditaduras”.

(Clique aqui para ler sobre as “platitudes da Dilma a respeito da Ley de Medios”; e sobre a ONU vir cobrar a Ley de Medios no Brasil.)

(E aqui para ler sobre a denúncia do Nassif contra o ex (ufa !) – Presidente Ayres Britto e a lenga-lenga da “liberdade de imprensa” dos donos da imprensa, e, não, a “liberdade de expressão” a que todos têm direito.)

E, pior, não sabe se o dinheiro que o Governo Federal gasta corresponde àquilo que a Globo lhe vende.

Porque, como se sabe, quem diz que a Globo entrega o que vende é o Globope

Aquela mesma instituição que disse que a eleição para prefeito de São Paulo ia terminar com um tríplice empate.

E mais: o Governo Federal financia a Globo duplamente.

Porque, quando anuncia na Globo, o bônus por volume beneficia as agencias e os mídia que anunciam na Globo.

E, como já mostrou este Conversa Afiada, o maior faturamento das 40 maiores agências de publicidade do Brasil é o correspondente ao bônus por volume da Globo.

Quer dizer, o contribuinte paga a Globo na ida e na volta.

Quando anuncia e quando gera bônus por volume.

(A decisão do Supremo sobre o bônus por volume – é do cliente e, não, da agência – só vale para ferrar o PT. Jamais será empregada ou invocada contra a Globo, porque o STF demonstra ter juízo.)

A decisão do STJ tem outra vantagem.

Vai permitir que o ex-Supremo Presidente Supremo do Supremo, Gilmar Dantas (**), tão preocupado com o faturamento do Conversa Afiada e do Blog do Nassif, possa dedicar sua fúria Republicana contra a Globo.

Afinal, ele descobrirá que o Governo Federal e suas extensões financiam a Globo de forma desproporcional e não-Republicana!

Avante, Ministro!

Que cada um cumpra o seu Dever!

Viva o Brasil!

Em tempo: com 50% da audiência em televisão, a Globo fatura 75%, 80% de toda a publicidade em tevê. A tevê absorve 50% de toda a publicidade brasileira. Logo, uma única empresa, de uma única família, embolsa R$ 0,40 de cada R$ 1 investido em publicidade no Brasil. Nem no México, nem na Russia.

Por isso, segundo o ansioso blogueiro, no Supremo, em muitos casos, mais valeu um minuto no jn do que duas notas de pé de página na História.

Vivemos ou não numa PiGocracia ?

Paulo Henrique Amorim, no Conversa Afiada

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...