sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Mano Menezes é demitido da Seleção Brasileira de Futebol

Depois de dois anos e quatro meses de trabalho, Mano Menezes não é mais técnico da Seleção Brasileira. Decisão foi tomada após reunião de dirigentes da CBF na Federação Paulista de Futebol, em São Paulo. O diretor de Seleções da CBF, Andrés Sanches, concederá uma entrevista coletiva às 17h para oficializar a decisão.

Mano Menezes foi informado do desligamento do cargo logo após o término da reunião e não irá se pronunciar sobre a demissão. O ex-presidente do Corinthians ainda não decidiu se permanecerá na CBF.

O novo técnico será escolhido pela entidade apenas no início de janeiro: Tite, Muricy Ramalho e Felipão estão cotados.

Trajetória de Mano Menezes na Seleção

Mano Menezes começou sua história na Seleção em agosto de 2010. O convite da CBF chegou após a demissão de Dunga, comandante canarinho na Copa do Mundo da África do Sul, em que o Brasil foi eliminado nas quartas de final pela Holanda. A estreia do ex-técnico do Corinthians foi contra os EUA, em Nova Jérsei. A vitória foi brasileira, por 2 a 0, com gols de Neymar e Alexandre Pato.

O trabalho de Mano à frente da Seleção marcava o início de uma nova era, de apostas e renovação. Jovens talentos preteridos por Dunga, como Neymar, Ganso e Pato, passaram a integrar a lista de convocados do novo treinador.

A expectativa pelo resgate do futebol arte, entretanto, não se transformou em resultados em campo. Triunfos sobre seleções mais fracas foram ofuscadas por fracassos em duelos com potências mundiais. Entre 2010 e 2011, o Brasil foi derrotado por Argentina, França e Alemanha em amistosos.

Ao contrário de seu antecessor, que alcançou resultados convincentes antes da Copa, Mano Menezes viu seu barco afundar nas principais competições em que comandou o time. A Seleção foi eliminada nos pênaltis pelo Paraguai, nas quartas de final do torneio continental, e superada pelo México, por 2 a 1, na decisão do torneio olímpico deste ano.

Cotado para realizar um trabalho de reformulação a longo prazo, visando a Copa do Mundo de 2014, no Brasil, Mano obteve mais fracassos que sucessos como ténico da Seleção. O curioso é justamente o momento em que o treinador balança no cargo, já que o Brasil se tornou bicampeão do Superclássico das Américas. No torneio de dois jogos contra os argentinos, a equipe de Mano bateu o rival por 4 a 3 nos pênaltis, depois de perder a partida por 2 a 1, na Bombonera – o primeiro jogo, no Serra Dourada, terminou com vitória brasileira pelo mesmo placar.


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...