sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Alguns "educadores" da UFPE e o interesse público na privada.


A covardia e o medo de questionar atitudes erradas infelizmente fazem do velho coronelismo uma prática presente em várias organizações do Setor Público. Os que se dizem "servidores" e se encaixam nessa situação servem apenas aos interesses do autoritarismo imposto sem discussão e jogam no lixo o verdadeiro sentido e objetivo da estabilidade.  

O princípio do atendimento ao interesse público dá lugar ao atendimento à vontade privada e, nela, vão parar a eficiência e a melhoria contínua, no sentido figurado e literal. Contudo, com a transparência propiciada pela tecnologia, especialmente por meio das redes sociais, a falta de qualidade fica exposta. É mais difícil encobrir, "dar descarga". A insatisfação dos usuários é compartilhada, e a imagem das instituições e dos "coronéis" é manchada.  

Num país em que a imagem é tudo, desde a interpretação formalista da Constituição, em que mais vale o que está escrito do que as práticas consuetudinárias, a vergonha e o asco de serem flagrados em situações como esta deveria estimular mudanças por parte dos "servidores" corruptos e corrompidos. Mas, infelizmente, a vergonha na cara perdeu-se faz tempo. 

Luiz H. França Graduado em Administração, UFPE [via email]

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...