quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Ator da Globo é acusado de racismo no Rio de Janeiro

Luís Salém teria chamado rapazes de 'negros' e 'feios'

Luís Salém e um dos rapazes ofendido prestando queixa

Quatro rapazes estiveram na 6ª DP (Cidade Nova), no Centro do Rio de Janeiro, por volta de 12h desta quarta-feira (12), para formalizar queixa contra o ator Luís Salém por injúria racial.

Os jovens, que não quiseram se identificar, disseram que estavam sentados na mesa de um bar, quando o comediante chamou o grupo de “quilombo”. Ainda segundo o registro, Salém teria falado a um dos homens: “você é negro e feio, vai tratar de estudar".

"Nós não queremos pedidos de desculpas porque não somos pobre coitados. A retratação não é ao 'quilombo' que estava na Presidente Vargas na noite de domingo, mas à população negra no geral", disse um dos jovens que prestaram queixa contra o ator.

A pena por injúria racial pode chegar a três anos de reclusão e multa.

A equipe de reportagem do G1 deixou recado na caixa postal do telefone do ator, que não retornou até as 15h desta terça. No entanto, ao EGO, o ator classificou a situação como um “mal-entendido”.

"Pode ter sido uma piada, mas não sou preconceituoso, não tenho motivo para ofender ninguém, apoio todas as causas, tenho amigos negros e sou totalmente contra preconceito. Sou comediante, humorista e faço piadas, pode ser que ele tenha entendido errado. Se ele se sentiu tão ofendido, a ponto de fazer um Boletim de Ocorrência, vou esperar essa notificação, o que deve acontecer em algum momento, e fazer o que tem que fazer, me desculpar se for o caso, porque não tive a intenção de ofender ninguém, provavelmente foi um mal-entendido", falou o ator ao site.

Ofensas

Um dos rapazes, que diz ter sofrido racismo, contou que o ator continuou com as ofensas.
"Ele disse que nós dependíamos de cotas para entrar na faculdade, o que não é verdade, todos nós somos formados e temos uma profissão. Ele foi muito infeliz naquilo que ele disse, me senti humilhado, constrangido. Ele nem é formado e falou isso", desabafou outro rapaz.

Ainda de acordo com eles, o ator teria ido sozinho ao bar onde os jovens estavam com cerca de dez pessoas.

"Estávamos com um grupo que a maioria era negra. E ele chegou falando que o grupo formava um quilombo. Foi uma situação muito chata, era um grupo de dez pessoas", completou o rapaz.


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...