quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Frevo é eleito patrimônio cultural imaterial da humanidade pela Unesco

Foto: JC Imagens

Foto: JC Imagens


A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) inscreveu nesta quarta-feira em sua lista de patrimônio cultural imaterial da humanidade o frevo, ritmo do Carnaval do Recife.

A proposta, feita pelo Ministério da Cultura (MinC), já esperava o voto do grupo de especialistas independentes que referendou a VII reunião do Comitê Intergovernamental para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial.

Os especialistas consideraram que o frevo é uma tradição artística "muito dinâmica, na qual podemos encontrar expressões que mudaram ao longo dos anos, mas que permaneceram importantes na realização do Carnaval do Recife".

Elogiaram, ainda, "as grandes medidas de salvaguarda e, muito particularmente, o compromisso das comunidades e o apoio do Estado para sua implementação" e reconheceram que representa "um evento festivo e inclusivo" que contribui para a criatividade da humanidade.

A ministra da Cultura, Marta Suplicy, participou da reunião e agradeceu a inclusão na lista da Unesco da "expressão mais tradicional do Carnaval brasileiro", que é "a expressão literal da natureza calorosa do povo brasileiro".

Segundo a delegação brasileira, é além disso uma das melhores expressões da criatividade de seu país com "um patrimônio vivo", apesar de sua longa história.

"Essa decisão representa o reconhecimento dos progressos de nossa política de proteção do patrimônio cultural imaterial", disse Marta, e para fazer deste "um vetor de desenvolvimento sustentável".

Com a inscrição do frevo na lista da Unesco, a prática se põe "a serviço da alegria de viver", acrescentou a delegação brasileira, e em seguida o ritmo soou nas caixas de som da agência da ONU.

A Unesco define o patrimônio cultural imaterial como aquele que "faz referência às práticas, representações, expressões, aos conhecimentos e ao saber transmitidos de geração em geração no seio de uma comunidade, criados para transformar (...) a interação entre a natureza e a história".

Com sua inclusão na lista da Unesco, o frevo divide a lista com outras expressões brasileiras consideradas patrimônio cultural imaterial da humanidade, como o samba de roda do Recôncavo baiano e as expressões orais e gráficas dos índios Wajapi. 


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...