sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Quem paga o tour de Yoani Sánchez?


Por Michel Blanco

Nada poderia ser mais útil ao projeto que traz a militante cubana Yoani Sánchez ao Brasil do que as demonstrações de intolerância que a recepcionaram em Feira de Santana (BA). Serviu-se ali um prato cheio a quem difunde o discurso de crescente ameaça à liberdade de expressão no país.

Mas força a barra quem vê como uma atitude antidemocrática o protesto de grupos esquerdistas contra a militante cubana, por mais toscos que sejam. Antidemocrático seria impedir a manifestação – exagerada, é verdade – desse povo, capaz de tirar do sério até mesmo Eduardo Suplicy (PT-SP). A blogueira inclusive chegou a considerar o protesto como sinal de liberdade.

O que chama mesmo a atenção é a cobertura do tour nos principais veículos da mídia brasileira. É pouco se disser que há exagero. Sabemos de todos os passos de Yoani, mas nem uma linha sobre quem financia o rolê. Não é uma pergunta trivial para quem foi convertida em porta-estandarte da liberdade de expressão no continente.

Yoani não é uma opositora qualquer da ditadura cubana. Mais conhecida fora do que dentro da ilha, tem salário pago pela Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP), entidade que congrega as principais corporações privadas mídia regional. É correspondente do espanhol El País e, no Brasil, é colunista do “Estadão” e colaboradora do Instituto Millenium, que reúne os grandes da imprensa brasileira em defesa do direito de propriedade e da livre iniciativa.

Criado em 2007, o blog de Yoani Sánchez, o Generación Y, é traduzido em 20 línguas. Desde então, acumula prêmios internacionais que lhe renderam algo perto de 250 mil euros. Yoani é um empreendimento, com missão, visão e valores bem definidos.

Não deixa de ser curioso que na mesma semana em que a mídia brasileira saúda a blogueira cubana, a “Folha de S.Paulo” obteve nova vitória judicial para manter fora do ar o satírico blog “fAlha de S.Paulo”, num caso que põe a propriedade acima da liberdade. O ponto final da turnê de Yoani é a livre expressão comercial.

2 comentários:

cleofas astronium urundeuva disse...

Um ditado muito certo,me digas com quem tu andas e lhe direi quem tu es,olha a corja de tranqueiras ao lado da mala yone. Caiado o homofobico doente bostanaro a escoria sempre encontra outra com facilidade.

Claudio disse...

O que vejo aí é um bando de papagaios de pirata. São ridiculos demais....

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...