quarta-feira, 24 de abril de 2013

Denuncie crimes federais praticados na internet como racismo e pedofilia

Ministério Público Federal em SP criou canal para facilitar as denúncias. Quem encontra esses crimes em páginas da internet já pode denunciar.


O mundo virtual está repleto de crimes e ameaças reais e que parecem se multiplicar. A mesma facilidade que existe para que o crime desfile pela internet existe também para fazer a denúncia.

O Ministério Público Federal em São Paulo acaba de reformular sua página na internet para facilitar a vida de quem, mesmo de maneira anônima, queira denunciar crimes que foram constatados no ambiente da rede.

Pedofilia e racismo são exemplos de crimes virtuais. Outros crimes federais também podem ser denunciados mesmo que cometidos fora da internet, como crime de moeda falsa, crime de estelionato praticado contra a previdência social, fraudes praticadas contra a previdência, crime de descaminho contrabando, crime de tráfico de drogas internacional, crime ocorrido abordo de aeronaves e crimes envolvendo servidores públicos federais.

Ao entrar na página do Ministério Público Federal em São Paulo é possível encontrar o caminho para a digi-denúnica. É preciso apontar se o crime foi presenciado na internet, fazer um resumo do que aconteceu e anexar as provas. Quanto mais detalhes melhor.

“O local onde aconteceu os fatos, a data onde aconteceu os fatos, o nome das pessoas envolvidas, o nome das pessoas que podem dar informações sobre aquele fato que ocorreu, documentos que eventualmente a pessoa tenha. Ela pode copiar esses documentos e anexar à denuncia. O que a pessoa que vai investigar precisa saber para que efetivamente possa essa denuncia ter alguma conseqüência. Esperamos receber denúncias com mais precisão, com mais dados, com mais informações, que é isso que nós procuramos passar para o usuário”, afirma Pedro Antonio Machado, procurador.

Patrícia Peck Pinheiro, advogada especializada em direito digital, acha que o digi-denúncia vai ajudar o internauta que já viu muita coisa, mas não queria enfrentar a burocracia ou tinha receio de denunciar. “É um dever de cidadania fazer denuncia. Muitas vezes a pessoa pensa ‘ah, se eu tiver que sair de casa, ir até uma repartição publica, uma delegacia’. Ele acaba desistindo, então não tem por que não denunciar ainda mais se é online”.

Saiba como denunciar clicando no link abaixo:


Portal G1

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...