terça-feira, 30 de abril de 2013

O HOMEM, O TRABALHO E O PARTIDO



Carregamos no nome a nossa origem. Somos um partido de trabalhadores. Somos o Partido dos Trabalhadores.  É muito fácil tecer loas aos que fazer a construção de uma sociedade igualitária. Difícil é estar sempre ao lado do companheiro ou companheira na luta pela melhor distribuição das riquezas que o trabalho proporciona. 

Trabalhar é acreditar que se pode transformar sonhos em realidade e isso, diariamente, uma multidão de homens e mulheres, o faz com esmero e por isso, o Brasil com o governo de Lula e de Dilma cresceu muito. Para ser justo, ainda temos muito que discutir e realizar em termos de distribuição de renda, mas, inegável que dia após dia incansavelmente está se buscando melhorar as condições de trabalho, de remuneração e valorização humana daquele que não é máquina, parafraseando Charles Chaplin, mas, homem e, por isso, mais que o capital ou os equipamentos deve ser privilegiado.

A grande revolução da humanidade passou e passa pelas mãos, muitas vezes, de anônimos que sonham, apenas, com algo melhor para si e para as pessoas que dependem do seu esforço para ter o sustento e as condições de escolaridade, saúde, moradia, transporte, cultura, lazer, enfim, ter uma participação mais efetiva na fruição dos benefícios que o trabalho proporciona. Das mãos que com a enxada, copiosamente transpiram, enquanto vão semeando ao solo aquilo que esperam germinar para multiplicarem-se em alimentos, ou ainda, das mãos que salvam vidas e nos fazem pensar o quanto somos frágeis e ao mesmo tempo solidários. 

Vejo tantas mãos que moldam, lapidam, transformam e criam equipamentos, automóveis, edificam e sempre que olho nas suas frontes, encontro a esperança. Trabalhar é isso. Doar-se, por inteiro e ter uma esperança muitas vezes maior que aquilo que a remuneração nos proporciona. Sonhamos com uma sociedade em que premie o homem, antes que o capital ou os instrumentos de produção. Afinal, a sociedade é para o homem e tudo mais, foi criado para melhorar as condições de vida. Não há sentido no esforço que transforma o homem apenas em instrumento de produção. Isso é uma indignidade. Fere sentimentos. 

Violenta nossa condição de humanidade. Quando trabalhadores decidem transformar sonhos em realidade, seja através da política ou de sua própria atuação profissional, as possibilidades são muito maiores. Foi assim com Lula. Está sendo assim com Dilma e com governadores,  prefeitos e vereadores petistas espalhados por esse Brasil gigante.  Mais, importante de todos estes, está você, trabalhador ou trabalhadora que acredita nos seus sonhos e com muita forca e dedicação ajuda a melhorar as condições de vida de tanta gente que não te conhece mas, sabem que é uma estrela a iluminar caminhos.

Parabéns, trabalhadores e trabalhadoras mais que um dia, vocês são merecedores de todos os dias e de todos os aplausos e garantias que se possam oferecer.

Afinal, homens é que sois, e não instrumentos.

Marco Antonio Veiga

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...