Lendo a matéria
"Quem são os médicos de Barbosa que prejudicaram Genoíno"
sobre os médicos escolhidos a dedo pelo imperador Joaquim Barbosa I, me lembrei do famoso médico da ditadura Harry Shibata.Ele era conivente com a ditadura, e falsificava os laudos do IML dos torturados e mortos nos porões da ditadura.
"Harry Shibata é um ex-médico legista brasileiro.
Shibata é considerado conivente com a repressão pelo regime militar no Brasil (1964-1985), por causa dos laudos médicos que elaborou a respeito de vítimas desse regime. Foi também acusado de outras formas de colaboração com as forças de segurança do então regime, como instruir os torturadores sobre como não deixar marcas de suas ações nos corpos dos torturados.2 Ele foi considerado culpado pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e perdeu as credenciais e o direito de exercer a medicina.
Atestou que a causa mortis do operário Manuel Fiel Filho fora suicídio e, em 1975, assinou o laudo3 sobre a morte do jornalista Vladimir Herzog, declarando-o suicida sem ter visto o corpo remetido ao IML pelo Exército, em cujas dependências (especificamente no DOI-CODI) ele morrera."
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Harry_Shibata
Jussara Seixas [Editora do Terra Brasilis - São Paulo]
Nenhum comentário:
Postar um comentário