deste domingo (29); ex-guerrilheiro foi eleito com 52% dos votos
Com cerca de 52,11% do total de votos, o ex-guerrilheiro José "Pepe" Mujica foi eleito neste domingo (29) presidente do Uruguai.
O candidato governista da Frente Ampla derrotou o ex-presidente Luis Alberto Lacalle, do Partido Nacional, que conquistou cerca de 43% dos eleitores.
A Corte Eleitoral do Uruguai apurou cerca de 42% das urnas.
José "Pepe" Mujica declarou vitória e, em seu discurso, afirmou que "não há vencidos e nem vendedores". O presidente eleito disse:
- O governo não é dono da verdade e precisa de todos.
O tom conciliador esteve presente também na mensagem enviada aos seus partidários, no quartel-general da campanha política, em Montevidéu, capital do país:
- Há aqueles que não se dão conta que o poder não está em cima, mas no coração das grandes massas.
Mujica desculpou-se pelas fortes críticas na campanha, que atribuiu a seu passado de combatente, pediu aos derrotados para trabalharem juntos pelo país.
O presidente eleito é um ex-guerrilheiro da organização Tupamaros, que fez oposição à ditadura militar no Uruguai (1973-1985).
Minutos antes, o presidente Tabaré Vázquez, também da Frente Ampla, já declarara seu companheiro de bloco político como ganhador.
Quase ao mesmo tempo, o candidato derrotado reconhecia, na sede de sua legenda, o Partido Nacional, a vitória de seu oponente e exortava seus seguidores a "vigiarem as instituições". Lacalle afirmou:
- José Mujica será nosso presidente, devemos aceitá-lo.
O presidente eleito deve assumir o cargo no dia 1º de março. (Portal R7)
Nenhum comentário:
Postar um comentário