sexta-feira, 11 de julho de 2008

Regência Verbal III

Prof. Diógenes Afonso


Regência é um mecanismo que regula a relação entre os verbos ou nomes (substantivos, adjetivos ou advérbios) e os seus complementos. E seu caso, importa saber se a palavra exige ou não outras que complementem o seu sentido e, no caso de exigir, que tipo de complemento é esse.

Saliente-se que na Regência - na
verbal, sobretudo - são encontradas consideráveis diferenças entre o uso popular ou informal e o uso culto formal, verificando também, em certos casos, divergências entre os próprios gramáticos e dicionaristas, alguns dos quais são menos normativos que descritivos a respeito.

A Regência se diz Verbal quando o termo regente ou subordinante é um verbo.

Já a Regência Nominal é estabelecida por preposições que ligam um termo regido ou subordinado a um termo regente ou subordinante. O Termo regente, neste caso, é sempre um nome, entendido como tal o substantivo, o adjetivo e o advérbio.

Vejamos o trecho abaixo:






A troca de Zé do Carmo por Fito Neves, no comando técnico do Santa Cruz não implicará em alterações na comissão técnica. O presidente do clube, Édson Nogueira, o Edinho, confirmou que, do assistente aos médicos, todos estão mantidos.(Publicado em 15.02.2008, às 18h57 – JC On line)

O verbo implicar no sentido de "causar, acarretar, trazer consequências" é transitivo direto e exige complemento sem preposição. Deste modo, a redação do segmento ...não implicará em alterações... se desvia da norma padrão. O adequado, segundo esta mesma norma, seria: ...não implicará alterações...

Um comentário:

Anonymous disse...

Mestre, amei a série STUDIUM.
Parabéns pela iniciativa.
Quero ver os jornalistas quebrando a cabeça agora.
Beijos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...