domingo, 18 de janeiro de 2009

Nova Ortografia - Ditongo EI ou OI


FarÓIs ou FarOI
s?



Como foi explanado na postagem anterior, a Base IX (3º) do Novo Acordo Ortográfico determina que APENAS as paroxítonas cuja sílaba tônica apresentar ditongos EI ou OI devem ter o acento agudo suprimido.

Na imagem acima, as palavras retanguladas não são paroxítonas, mas oxítonas. Desse modo o acento agudo deve permanecer.

O(A) cidadão(ã) que produziu o letreiro pôs o acento agudo na segunda ocorrência da palavra retangulada, todavia não o fez na primeira. Provavelmente, ele(a) não possuía as referências necessárias para a acentuação gráfica das palavras, conforme as normas vigentes ou as que sofreram alteração. Não nos cabe, aqui, gerar juízo de valor. As variantes lingüísticas (Ops...!!!! Não seria linguísticas?!?! Bom... Cuidaremos desse ponto em outra postagem.) precisam ser respeitadas e discutidas a partir de alguns fatores já enfatizados pela corrente sociológica que se debruça sobre a linguagem verbal.

Portanto, se de você for exigido o uso da variante linguistica dita padrão ou culta para a produção de textos escritos formais, lembre-se de que as oxítonas com sílaba tônica representada pelos ditongos EI ou OI continuam a receber o acento agudo.




2 comentários:

Eurico disse...

Gostei do cuidado com as variantes sociolinguísticas. Acabo de ler o Marco Bagno e creio que minha mente se abriu pra língua do povo, principalmente do interior do Brasil, depois de ler A Língua de Eulália. Quanta riqueza na língua do matuto!

Jéssica disse...

Precisamos de mais informações sobre os ditongos!!por favor!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...