domingo, 18 de janeiro de 2009

Nova Ortografia - Paroxítonas Com Sílaba Tônica Representada Pelos Ditongos "EI" ou "OI"

Prof. Diógenes Afonso


Apenas Mais Uma De Amor - Lulu Santos
(Composição: Lulu Santos / Nelson Motta)

Eu gosto tanto de você
Que até prefiro esconder
Deixo assim ficar
Subentendido

Como uma idéia que existe na cabeça
E não tem a menor obrigação de acontecer

Eu acho tão bonito isso
De ser abstrato baby
A beleza é mesmo tão fugaz

É uma idéia que existe na cabeça
E não tem a menor pretensão de acontecer

Pode até parecer fraqueza
Pois que seja fraqueza então,
A alegria que me dá
Isso vai sem eu dizer

Se amanhã não for nada disso
Caberá só a mim esquecer
O que eu ganho, o que eu perco
Ninguém precisa saber

Eu gosto tanto de você
Que até prefiro esconder
Deixo assim ficar
Subentendido

Como uma idéia que existe na cabeça
E não tem a menor pretensão de acontecer

Pode até parecer fraqueza
Pois que seja fraqueza então,
A alegria que me dá
Isso vai sem eu dizer

Se amanhã não for nada disso
Caberá só a mim esquecer
E eu vou sobreviver...
O que eu ganho, o que eu perco
Ninguém precisa saber

O ano é 2013. Casa de show lotada para assistir a mais uma apresentação do grande cantor e compositor Lulu Santos. Ao entoar "Apenas mais uma de amor", uma de suas belas canções, o que se ouve é o artista articular a palavra idéia com o ditongo aberto (grafado na escrita éi). Estaria Lulu Santos transgredindo um das alterações propostas pela Reforma Ortográfica que, a esta altura, já se encontraria em vigor definitivamente? Vejamos o que nos diz um item da Reforma que trata do uso de palavras paroxítonas com sílaba tônica composta pelo referido ditongo.

O Novo Acordo Ortográfico, celebrado entre os países que constituem a CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa), estabelece XXI pontos (Bases) de mudanças na escrita de algumas palavras.

Analisemos, à luz da proposta de reforma, as considerações feitas à escrita das palavras paroxítonas cuja sílaba tônica é representada pelos ditongos EI e OI.

Segundo a Base IX (3º) do Acordo, o acento agudo deverá ser suprimido nas paroxítonas em que a sílaba tônica apresentar os ditongos EI e OI, pois constatou-se oscilação, em muitos casos, entre o fechamento e a abertura na articulação (pronúncia) dos citados ditongos. É necessário ressaltar que as mudanças propostas se limitam ao âmbito da escrita e não da fala.

Desta maneira, na hipotética situação que abriu esta postagem, Lulu Santos não estaria desrespeitando uma regra ortográfica estabelecida. Ele deverá continuar a entoar a paroxítona idéia com abertura na articulação do encontro vocálico EI, pois é assim que o ditongo, nesta palavra, é pronunciado. Apenas na escrita é que o acento agudo precisará ser, obrigatoriamente, suprimido da palavra objeto de discussão (idéia) e congêneres a partir de 2012.


Veja, no quadro abaixo, o que este ponto da Reforma determina:


fonte: Acordo Ortográfico - Editora Construir


Atenção! A antiga norma e a atual podem ser usadas e aceitas até 2012. A partir desta data somente o que prescreve o Novo Acordo Ortográfico deverá ser admitido na escrita formal.

Conheça, em slides, as bases do Novo Acordo Ortográfico, bem como as principais alterações e países. Acesse AQUI.

Leia outros artigos educacionais em Terra Brasilis Educacional.  

5 comentários:

Roberto Cabral disse...

grande falta do que fazer esse novo acordo ortográfico, a palavra "apoio" mesmo ficaria mto bem do jeito que está.. sendo o acento usando pra diferenciar a pronuncia da palavra, como: "eu apóio" e "recebi apoio"...

Prof. DiAfonso disse...

Olá, uma vez mais, Roberto Cabral!

Não nos cabe aqui discutir se aqueles que engendraram este Acordo tinham ou não o que fazer. Acredito que não tinham mesmo! rsrsrs Basta observar que apenas 0,47% (dados repassados pelos estudiosos) das palavras usadas no Brasil serão atingidas.

Ademais, a reforma destina-se à prescrição na língua formal escrita e não na falada. Você continuará a pronunciar diferentemente EU "APOIO" (articulação aberta) e O "APOIO" (Articulação fechada).

Abração!

Anonymous disse...

Pode ser um pouco estranho, mais depois aos poucos as pessoas vão se acostumando com a nova ortografia. Não gostei muito, mais a nova ortografia serve para juntar mais a cultura dos paises que falam a lingua portuguesa. Isso é um lado bom da coisa.

Iris disse...

Sou brasileira, quando penso que estou aprendo essa lingua cheia de regras, volta tudo ou 0,47% como falou o colega. mas um dia eu consigo entender e quem sabe escrever alguma coisa certa.

Prof. DiAfonso disse...

Olá, Iris!

Prazer poder contactá-la. Não se preocupe com esta reforma ortográfica (na verdade, um "ajuste"), pois com o tempo passaremos a internalizá-la. E quanto a "entender e a escrever alguma coisa certa" você conseguirá. É só não desistir, certo?!?!

Abração!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...