quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

O Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa

IMAGEM: http://angelamiranda.wordpress.com/2006/10/31/portugues-aqui-ali-e-acola/


IMAGEM: http://www.timorcrocodilovoador.com.br/linguaportuguesa01.htm


29.set.08 - Marcelo Sayao/Efe - Folha Online

Prof. Diógenes Afonso

O Novo Acordo Ortográfico – sancionado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em 29/09/2008, na Academia Brasileira de Letras, no Rio – entrou em vigor no dia 1º de janeiro de 2009, entretanto a normal atual e a prevista poderão ser usadas e aceitas, oficialmente, até dezembro de 2012, quando passam a vigorar as bases da reforma ortográfica. O Acordo prevê mudanças na grafia de cerca de 0,5% das nossas palavras.

Aprovado em dezembro de 1990 por representantes dos sete países que integram a CPLP* (Comunidade de Países de Língua Portuguesa), o Acordo Ortográfico limita-se, a título de reforma, a algumas alterações introduzidas na Língua Portuguesa com o objetivo de padronizar a grafia do idioma.

Vale ressaltar que estas modificações são de caráter meramente ortográfico (restritas, pois, à esfera da língua escrita) e não eliminam todas as diferenças ortográficas verificadas nos países lusófonos**.

* A CPLP congrega os seguintes países: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe. Após sua independência da Indonésia, em 2004, o Timor-Leste aderiu ao Acordo Ortográfico.

** Lusófonos são os países que possuem, como idioma oficial, a Língua Portuguesa.


Conheça, em slides, as bases do Novo Acordo Ortográfico, bem como as principais alterações e países. Acesse AQUI

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...