Meu nome é "Gafanhoto", discípulo do Mestre, e tenho algumas considerações a tecer, com todo respeito, à postura IMPARCIAL DE MENTIRINHA do nobre jornalista Magno Martins (Folha de Pernambuco). Digo "postura IMPARCIAL DE MENTIRINHA" porque a análise (análise?!?!) que o ínclito jornalista faz das ações do governo LULA beira à galhofa e isso quando não traz um ranço preconceituoso (o nobre jornalista é dado a corrigir* a fala de alguns personagens. João Paulo, ex-prefeito do Recife, já fora vítima deste preconceito linguístico.). Noto que há um deleite nas críticas que o ilustre jornalista faz às ações do governo federal. Percebo que, ao tecer tais críticas, ele parece estar em pleno estado de abdução (os raptores, creio, devam ser extraterrestres de plumagem tucana**).
O caro jornalista, IMPARCIAL DE MENTIRINHA, escreveu o seguinte em sua coluna de ontem, 13/02/2009:
Dilma não empolga
Foi ostensiva a forma como o presidente Lula armou, ontem, em Salgueiro, o palanque para a ministra Dilma Rousseff fazer campanha antecipada ao Planalto. O prefeito de Salgueiro e as lideranças do PT no município colocaram cerca de quatro mil pessoas para aplaudir a ministra, que entrou no palanque com postura de candidata, mandando beijinhos ao povo e agradecendo a ovação com o V da vitória. O candidato a prefeito do PT derrotado em Salgueiro, Hercílio Alencar, dono de uma escola privada de primeiro e segundo graus no município, colocou 150 alunos para bater palmas e gritar o nome da ministra. Os ministros Geddel Vieira (Integração) e Alfredo Nascimento (Transportes) se derramaram em elogios a chefe da Casa Civil. Até o empresário Benjamim Steinbruch, parceiro privado na ferrovia, disse que não era político, mas não podia deixar de reconhecer o esforço e a dedicação de Dilma para tirar o projeto do papel. Ao discursar, no entanto, a ministra não empolgou. Seu pronunciamento foi frio, tecnocrático e sem alma. A única vez em que arrancou aplausos foi no momento em que se referiu à ex-prefeita Creuza Pereira, apontada como uma gestora competente e séria na região. O charme que falta a Dilma sobra em Creuza, uma das figuras mais reverenciadas pelo ex-governador Miguel Arraes.
Fico a me perguntar e a me responder:
- Por que José Serra (aquele... aquele que firmara, em cartório, o compromisso de honrar a gestão de prefeito de São Paulo até o último dia e não o fizera) pode armar o seu palanque (está armando com a benevolência e o auxílio da mídia golpista) e antecipar a disputa ao Palácio do Planalto? O Serra pode... Será que é isso, caro Magno Martins?!?!
- Por que o ilustre jornalista tende a acreditar em que 150 alunos de uma rede privada de ensino tenham sido coagidos a participar de um evento como o que ocorrera em Salgueiro? Será que aos alunos foram impostas vontades contrárias aos seus interesses? Sob pena de quê? De expulsão? A escola não pertence à rede privada? Por que os alunos e seus pais ou responsáveis se renderiam a tal chamamento como gados (que não são!) tangidos para onde quer que eles sejam obrigados a irem? Acaso o nobre jornalista está insinuando que aqueles 150 estudantes e seus pais ou responsáveis refletem sobre a realidade circundante de forma ingênua? Caro Magno Martins, resultados da última pesquisa CNT/Sensus apontam números recordes na avaliação pessoal do presidente Luís Inácio LULA da Silva, bem como descrevem crescimento positivo quanto às ações do governo. Eles, os 150 alunos e seus pais ou responsáveis, devem ter visto ou ouvido isso, embora a midia golpista (ou o PIG como bem diz PHA) não tenha dado tanta atenção ao fato. Nunca é demais lembrar que a avaliação positiva e recorde do presidente e de seu governo se dá em um momento de crise econômica internacional séria. Essa crise tem alma, caro Magno Martins: chama-se projeto neoliberal que, por estas bandas, tem o tucanato como legítimo representante.
- Por que a imagem de Dilma é tratada com desprezo? Será que esta mulher não tem o direito (por tudo o que passou nas garras da ditadura) de ser esta pessoa silenciosa, sem sorriso explícito no rosto? Isso a faz uma pessoa nefasta e incompetente para um cargo de presidente de Estado, caro Magno Martins? José Serra (o caro jornalista nunca noticia ou comenta as ações desastrosas e danosas do governador Serra: e a cratera do metrô de São Paulo? O que foi aquilo? Será que as formigas resolveram detonar aquela obra?) é frio, tecnocrático e uma linha sequer sobre este modus operandi é escrita. Ah... já sei... é porque é o José Serra... Como sou ingênuo!!! Mas eu sou "Gafanhoto", discípulo do Mestre, e ainda não estou preparado para crivar, com certa precisão, os olhos na realidade que me envolve.
* O nobre e inclíto jornalista Magno Martins fizera, certo dia, uma flexão nominal, no mínimo estranha: pluralizou SOFÁ como SOFARES. Fiz o comentário, respeitando os possíveis atropelos e corre-corre numa redação, além de evitar o achincalhe. Mas o nobre jornalista não se deu ao luxo de respostar. Não que tivesse que respostar, entretanto deveria reconhecer que não se deve achincalhar alguém que não usa a variante linguística de maior prestígio social. Preconceito linguístico é degradante, ÍNCLITO JORNALISTA.
** Estranha a mensagem de agradecimentos, veiculada na coluna do ínclito jornalista, aos quase 6.000 votos dados a uma determinada candidata tucana... Por que terá sido? Será que isso explica as analises (análises?!?!) negativas sobre Lula e as ações de seu governo? Sei não... Sei não...
Para ler o que o nobre jornalista escrevera sobre a origem nordestina de LULA e os comentários que fiz, clique AQUI.
4 comentários:
Afonso, seu comentário é perfeito. Nada a acrescentar.
Afonso, seu comentário é perfeito. Nada a acrescentar.
"Preconceito linguístico é degradante." Bom demais, DiAfonso.
O saber é opção.A generosidade é uma dádiva.
bjs
Afonso, agora que vi: SOFARESé cacete. KKKKKKKKKKKK.
Postar um comentário