sábado, 14 de fevereiro de 2009

O ÍNCLITO JORNALISTA MAGNO MARTINS I



Meu nome é "Gafanhoto", discípulo do Mestre, e tenho algumas considerações a tecer, com todo respeito, à postura IMPARCIAL DE MENTIRINHA do nobre jornalista Magno Martins (Folha de Pernambuco). Digo "postura IMPARCIAL DE MENTIRINHA" porque a análise (análise?!?!) que o ínclito jornalista faz das ações do governo LULA beira à galhofa e isso quando não traz um ranço preconceituoso (o nobre jornalista é dado a corrigir* a fala de alguns personagens. João Paulo, ex-prefeito do Recife, já fora vítima deste preconceito linguístico.). Noto que há um deleite nas críticas que o ilustre jornalista faz às ações do governo federal. Percebo q
ue, ao tecer tais críticas, ele parece estar em pleno estado de abdução (os raptores, creio, devam ser extraterrestres de plumagem tucana**).

O caro jornalista, IMPARCIAL DE MENTIRINHA, escreveu o seguinte em sua coluna de ontem, 13/02/2009:



Dilma não empolga


Foi ostensiva a forma como o presidente Lula armou, ontem, em Salgueiro, o palanque para a ministra Dilma Rousseff fazer campanha antecipada ao Planalto. O prefeito de Salgueiro e as lideranças do PT no município colocaram cerca de quatro mil pessoas para aplaudir a ministra, que entrou no palanque com postura de candidata, mandando beijinhos ao povo e agradecendo a ovação com o V da vitória. O candidato a prefeito do PT derrotado em Salgueiro, Hercílio Alencar, dono de uma escola privada de primeiro e segundo graus no município, colocou 150 alunos para bater palmas e gritar o nome da ministra. Os ministros Geddel Vieira (Integração) e Alfredo Nascimento (Transportes) se derramaram em elogios a chefe da Casa Civil. Até o empresário Benjamim Steinbruch, parceiro privado na ferrovia, disse que não era político, mas não podia deixar de reconhecer o esforço e a dedicação de Dilma para tirar o projeto do papel. Ao discursar, no entanto, a ministra não empolgou. Seu pronunciamento foi frio, tecnocrático e sem alma. A única vez em que arrancou aplausos foi no momento em que se referiu à ex-prefeita Creuza Pereira, apontada como uma gestora competente e séria na região. O charme que falta a Dilma sobra em Creuza, uma das figuras mais reverenciadas pelo ex-governador Miguel Arraes.

Fico a me perguntar e a me responder:

- Por que José Serra (aquele... aquele que firmara, em cartório, o compromisso de honrar a gestão de prefeito de São Paulo até o último dia e não o fizera) pode armar o seu palanque (está armando com a benevolência e o auxílio da mídia golpista) e antecipar a disputa ao Palácio do Planalto? O Serra pode... Será que é isso, caro Magno Martins?!?!

- Por que o ilustre jornalista tende a acreditar em que 150 alunos de uma rede privada de ensino tenham sido coagidos a participar de um evento como o que ocorrera em Salgueiro? Será que aos alunos foram impostas vontades contrárias aos seus interesses? Sob pena de quê? De expulsão? A escola não pertence à rede privada? Por que os alunos e seus pais ou responsáveis se renderiam a tal chamamento como gados (que não são!) tangidos para onde quer que eles sejam obrigados a irem? Acaso o nobre jornalista está insinuando que aqueles 150 estudantes e seus pais ou responsáveis refletem sobre a realidade circundante de forma ingênua? Caro Magno Martins, resultados da última pesquisa CNT/Sensus apontam números recordes na avaliação pessoal do presidente Luís Inácio LULA da Silva, bem como descrevem crescimento positivo quanto às ações do governo. Eles, os 150 alunos e seus pais ou responsáveis, devem ter visto ou ouvido isso, embora a midia golpista (ou o PIG como bem diz PHA) não tenha dado tanta atenção ao fato. Nunca é demais lembrar que a avaliação positiva e recorde do presidente e de seu governo se dá em um momento de crise econômica internacional séria. Essa crise tem alma, caro Magno Martins: chama-se projeto neoliberal que, por estas bandas, tem o tucanato como legítimo representante.

- Por que a imagem de Dilma é tratada com desprezo? Será que esta mulher não tem o direito (por tudo o que passou nas garras da ditadura) de ser esta pessoa silenciosa, sem sorriso explícito no rosto? Isso a faz uma pessoa nefasta e incompetente para um cargo de presidente de Estado, caro Magno Martins? José Serra (o caro jornalista nunca noticia ou comenta as ações desastrosas e danosas do governador Serra: e a cratera do metrô de São Paulo? O que foi aquilo? Será que as formigas resolveram detonar aquela obra?) é frio, tecnocrático e uma linha sequer sobre este modus operandi é escrita. Ah... já sei... é porque é o José Serra... Como sou ingênuo!!! Mas eu sou "Gafanhoto", discípulo do Mestre, e ainda não estou preparado para crivar, com certa precisão, os olhos na realidade que me envolve.

* O nobre e inclíto jornalista Magno Martins fizera, certo dia, uma flexão nominal, no mínimo estranha: pluralizou SOFÁ como SOFARES. Fiz o comentário, respeitando os possíveis atropelos e corre-corre numa redação, além de evitar o achincalhe. Mas o nobre jornalista não se deu ao luxo de respostar. Não que tivesse que respostar, entretanto deveria reconhecer que não se deve achincalhar alguém que não usa a variante linguística de maior prestígio social. Preconceito linguístico é degradante, ÍNCLITO JORNALISTA.

** Estranha a mensagem de agradecimentos, veiculada na coluna do ínclito jornalista, aos quase 6.000 votos dados a uma determinada candidata tucana... Por que terá sido? Será que isso explica as analises (análises?!?!) negativas sobre Lula e as ações de seu governo? Sei não... Sei não...


Para ler o que o nobre jornalista escrevera sobre a origem nordestina de LULA e os comentários que fiz, clique AQUI.



4 comentários:

TERROR DO NORDESTE disse...

Afonso, seu comentário é perfeito. Nada a acrescentar.

TERROR DO NORDESTE disse...

Afonso, seu comentário é perfeito. Nada a acrescentar.

Yvy disse...

"Preconceito linguístico é degradante." Bom demais, DiAfonso.
O saber é opção.A generosidade é uma dádiva.

bjs

TERROR DO NORDESTE disse...

Afonso, agora que vi: SOFARESé cacete. KKKKKKKKKKKK.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...