MAROLINHA 1 X 0 TSUNAMI
______________________________________________________________________
WASHINGTON (AFP) - O Brasil já mostra sinais de que sua economia melhora, após a forte contração do final de 2008 e início de 2009, o que deixa o país em uma "posição favorável" para suportar a crise, destacou nesta terça-feira o Fundo Monetário Internacional (FMI).
A direção do FMI "saúda os sinais de que a economia do Brasil começa a melhorar e considera que o país está em posição favorável para suportar em boa forma a crise mundial", destaca o Fundo em um comunicado, após realizar uma análise sobre a economia brasileira.
O FMI avaliou positivamente as políticas implementadas por Brasília para dar "respostas apropriadas e oportunas" à crise, que derrubou o PIB brasileiro em 3,6% no último trimestre de 2008 e em 0,8% nos três primeiros meses deste ano.
As autoridades brasileiras estimam que o PIB nacional cairá apenas 0,34% este ano, passando a um crescimento de 3,5% em 2010.
O Fundo acredita que o Brasil ainda tem "margem para mais alívios fiscais e monetários", para o caso da situação piorar.
A direção do FMI pediu ao Brasil que permaneça reduzindo a dívida pública, além de instituir um plano fiscal a médio prazo, com reformas pertinentes no sistema tributário e previdenciário.
O Fundo incentiva ainda as autoridades brasileiras a reforçar os mecanismos preventivos contra "alguns riscos que persistem sobre os bancos".
Nenhum comentário:
Postar um comentário