segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Nota rápida sobre as eleições chilenas e a comemoração precipitada da direita brasileira



Apoiadores de Sebastián Piñera comemoram em Santiago os primeiros resultados do segundo turno das eleições presidenciais. (Foto: Martin Bernetti/AFP)

Do
Blog Arlesophia

Por Antonio Arles

Como eu disse ontem no Twitter, eu não tenho problema algum com a alternância de poder. Acredito que é saudável para a democracia que partidos e propostas diversas cheguem ao poder através da vontade popular. Isso serve para corrigir imperfeições e para provocar o debate entre formas diferentes de ver o mundo, já que ninguém, nem nenhum grupo está 100% correto em suas análises e proposições.

O grande problema, no meu entendimento, é que a direita latino-americana não tem propostas e só se instala no poder para predar o Estado, aumentando as desigualdades. Queria eu que todos os representantes da direita brasileira e latino-americana tivessem a dignidade de um Cláudio Lembo, de quem divirjo muito, mas não posso negar que tem coerência em suas propostas. Mas esta não é, infelizmente, a realidade.

Quanto à comemoração antecipada da direita aqui no Brasil diante dos resultados da eleição no Chile, tentando transferir o cenário de lá pra cá, só tenho a dizer uma coisa. A eleição chilena foi marcada pelo racha interno da frente de centro-esquerda que estava no poder. A presidente chilena, Michele Bachelet, só declarou seu apoio ao candidato da concertacion pouco antes do pleito e o crescimento deste no segundo turno das eleições, para mim, é o principal ponto a ser ressaltado nessas eleições. Portanto, o cenário é muito diverso daquele que teremos no Brasil nas eleições deste ano.


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...