segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

A Palavra - Pablo Neruda

...Sim senhor, tudo o que queira, mas são as palavras as que cantam, as que sobem e baixam... Prosterno-me diante delas... Amo-as, uno-me a elas, persigo-as, mordo-as, derreto-as... Amo tanto as palavras... As inesperadas... As que avidamente a gente espera, espreita até que de repente caem... Vocábulos amados... Brilham como pedras coloridas, saltam como peixes de prata, são espuma, fio, metal, orvalho... Persigo algumas palavras... São tão belas que quero colocá-las todas em meu poema... Agarro-as no voo, quando vão zumbindo, e capturo-as, limpo-as, aparou-as, preparo-me diante do prato, sinto-as cristalinas, vibrantes, ebúrneas, vegetais, oleosas, como frutas, como algas, como ágatas, como azeitonas... E então as revolvo, agito-as, bebo-as, sugo-as, trituro-as, adorno-as, liberto-as... Deixo-as como estalactites em meu poema, como pedacinhos de madeira polida, como carvão, como restos de um naufrágio... presentes da onda... Tudo está na palavra... Uma ideia inteira muda porque uma palavra mudou de lugar ou porque outra se sentou como uma rainha dentro de uma frase que não a esperava e que lhe obedeceu... Têm sombra, transparência, peso, plumas, pêlos, tem tudo o que se lhes foi agregando de tanto vagar pelo rio, de tanto transmigrar de pátria, de tanto ser raízes... São antiquíssimas e recentíssimas. Vivem no féretro escondido e na flor apenas desabrochada... (Pablo Neruda - Confesso que vivi)


3 comentários:

no disse...

Linda poesia, professor!

Deves trocar o sistema de comentários pelo da blogspot. Este aqui está demorado e chato de comentar e deve ser por isso que muitos posts estão sem coments.

Um abraço.
Ps. Li os posts anteriores a este também.

Profdiafonso disse...

Olá, Ruth. Boa noite!

Eu não entendi o seu comentário. O sistema de comentário é do blogspot e não de outro. "Mi exprique, aí, pra que eu tente arresolver puraqui"... rsrsr

Abs!

Profdiafonso disse...

Eita! Entendi, Ruth.

Esta janelinha aqui, né?!?! Pronto, já configurei. Mas o sistema antigo também é do blogspot... ou não?!?! rsrsr Não sei nada de configurações... vou fuçando daqui, funçando dali... O Cumpadi Giovani me dá um excelente ajuda... e por aí "nós vai" caminhando e aprendendo.

Grande abraço!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...