Nos bastidores da oposição nacional especulou-se que o senador Marco Maciel estaria se articulando para se apresentar – ou ser apresentado - pelo DEM para ocupar a vice do presidenciável do PSDB, José Serra.
Se fosse levado a cabo, o projeto senador o deixaria em situação confortável para encerrar sua gigantesca e bem sucedida carreira política.
Na vice de Serra, Maciel evitaria o risco de insucesso numa disputa que será duríssima pela renovação do mandato em Pernambuco.
Com a estratégia, Maciel teria vantagem em qualquer situação. Vejamos: Se o tucano vencer a corrida presidencial, o senador retornará para mais quatro anos no Palácio do Jaburu. Se Serra perder, sairá de cena por cima. Afinal, seria derrotado numa disputa presidencial.
Mas o eventual desejo de Maciel não é considerado dentro do PSDB. A ordem é por qualquer especulação sobre a questão na ‘geladeira’. E ponto final.
Isso porque nem os tucanos nem Serra quer vincular a candidatura presidencial de 2010 à gestão do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, de quem Maciel foi vice nos dois mandatos (1995-2002).
Se mostrar vínculos estreitos com a era FHC, Serra dará munição para o PT instalar o embate plebiscitário que tanto quer. A campanha terá como pauta a comparação das gestões de Lula e de Fernando Henrique. Tudo o os tucanos rejeitam.
Conhecido pelo estilo recluso, avesso a badalações, Maciel não tem medido esforços para sempre “prestigiar’ as visitas de Serra a Pernambuco.
Em fevereiro, chegou a encarar até mesmo a multidão no desfile do Galo da Madrugada para recepcionar o tucano – como mostra a foto acima.
Mas, o PSDB não quer Maciel. Ainda que os tucanos já tenham afirmado que a vice pode ser do DEM, e de preferência alguém do Nordeste, o suposto desejo do senador democrata é assunto já está posto no arquivo morto da pré-campanha de Serra.
Fonte: Diário de Pernambuco
2 comentários:
Bom dia cumpadi,
Estava lendo este texto e constatei que a fonte é o Diário de PE. Fiquei com uma dúvida, e ninguém melhor para esclarece-la do que o mestre DiAfonso.
No sexto parágrafo, que diz assim:
Isso porque nem os tucanos nem Serra "quer" vincular a candidatura presidencial de 2010... etc, o correto não seria "querem"?
Uma sugestão, aceita?
Não ficaria melhor no título do banner da Frente Meridional, aqui ao lado do seu blog, "O Sul é Dilma!" ?
Grande abraço cumpadi, e boa quarta-feira na sua Arrasif, com um beijo pra sua princesa Hannah... (que por sinal,seu nome é um palíndromo, né mesmo?).
zcarlos
Caro Cumpadi ZCarlos. Boa tarde.
De fato, Cumpadi, a concordância contraria a dita norma padrão para concordância verbal. Vejamos:
Sujeito composto ligados pela partícula NEM requer (conforme "doutrina gramatical") verbo no plural. Neste caso, a ação expressa pelo fato verbal é atribuída tanto a "tucanos" quantoa ao próprio "Serra". Desse modo, "...nem os tucanos nem Serra querem vincular...".
Abração, Cumpadi!
ps. Sugestão para a FRENTE MERIDIONAL aceita. Valeu.
Postar um comentário