Por LEN*
O PT sempre contou com uma militância aguerrida, composta de pessoas que são movidas por suas crenças ideológicas, algumas delas filiadas ao partido, a grande maioria composta por militantes não filiados, que atuam de forma espontânea e voluntária.
No início dos anos 2000, essa militância chegou à internet e vem sendo um “front” de batalha contra os reacionários que insistem em tentar chegar ao poder através de um atalho que passa longe das urnas. Em 2005, essa militância na internet foi fundamental para bloquear a sanha golpista que ameaçava mais uma vez a democracia no país.
Essas pessoas vêm exercendo desde então, essa defesa do governo Lula sem nenhum tipo de “feed back” do governo ou do Partido dos Trabalhadores, no sentido de passar informações que podem ser úteis para desmentir matérias jornalísticas enviesadas com fins eleitoreiros.
As posturas até hoje do governo e do PT foram dignas de “celebridades ocupadas demais para perder tempo com a plebe”. Nem blogs cujas linhas editoriais são favoráveis ao governo tiveram alguma consideração. As agências de notícias do governo fazem clipping da velha mídia comprometida com a oposição e ignora jornalistas independentes.
O despreparo de dirigentes partidários é tanto que alguns agem com a mesma prepotência e arrogância de algumas redações que não respondem as críticas. Um exemplo recente: O PT de Minas Gerais encomendou Pesquisa Sensus no estado para presidente, senador e governador na semana passada e não divulgou o resultado. Enviei um email argumentando que mesmo que a pesquisa tenha sido para consumo interno, o resultado para presidente poderia ser pelo menos cedido aos blogs que apóiam a candidatura Dilma. Nem resposta eles se dignaram a enviar.
Não é querer dar importância ao BLOG DO LEN que eu sei que ele não tem, mesmo que tivesse sido só o eleitor do PT, a falta de respeito em não responder a um pedido de informação de alguém que quer só ajudar já demonstra essa falta de preparo. e logo do PT de Minas, com tantas suspeitas de tucanização depois das alianças bizarras que Fernando Pimentel enfiou goela abaixo dos filiados e simpatizantes daquele estado. O PT de minas parece mais interessado as vezes em “dormir com o inimigo” do que em eleger Dilma Roussef.
O especialista em web e organizador do evento “Campus Party” no Brasil, Marcelo Branco, que é responsável pela campanha de Dilma Roussef na internet e redes sociais, já avisou que o partido deve descer do pedestal na web.
O cabeludo Marcelo Branco, com todo o seu visual Hippie, parece que está conseguindo, enfim, acordar o partido, que desde ontem começou a cadastrar simpatizantes para, segundo eles, fornecer informações e dados para mantê-los com subsídios para a batalha que já está acontecendo.
Eu espero que o Marcelo Branco consiga realmente essa mudança de postura do velho Partido dos Trabalhadores, para que já nessa campanha possa haver essa integração, mas estamos certos que ele vai ter muito trabalho, a começar por alguns diretórios estaduais, que precisam urgentemente reciclar a sua política de comunicação. Só lembrando que o outro lado já está adiantado e contratando mercenários para atacar. Felizmente não precisamos disso porque temos gente que acredita e não precisa ser paga, além de não precisarmos do jogo sujo, mas é necessário que estas pessoas estejam com um mínimo de informação para debater com fundamentos.
Nós todos estamos do mesmo lado. O que não precisamos é de arrogância e vaidade. Esse problema não é específico no governo e no PT, até na blogosfera eu já consegui detectar que alguns blogs querem mais se promover e competir com outros do que ajudar. Vamos deixar de lado esse negócio de eu sou melhor ou o que mais ajuda e mudar para ser O QUE FAZ A SUA PARTE ok? O BLOG DO LEN nunca teve a intenção de ser o melhor ou o que mais ajuda, mas apenas ser mais uma tribuna onde cidadãos, em busca de fazer a sua parte para construir um Brasil melhor, podem exercer livremente seus direitos democráticos.
*Editor-geral do Blog do LEN e co-editor do Terra Brasilis.
2 comentários:
Também tenho essa queixa de algumas pessoas do PT, que gostam, me parece, de calçar salto alto...
Fui contemporâneo do ex-presidente do PT paulista, o Paulo Frateschi, no nosso tempo de escotismo. E o Irmão dele, Celso Frateschi, estudava na mesma sala comigo.
Eu frequentava a casa deles.
Faz dois anos que mandei um e-mail para o PT, esperando que ele me respondesse.
Tô esperando até hoje...
"Apois, é", Cumpadi Carlos....
Sabemos que a vida nos leva a caminhos outros e, naturalmente, nos afastamos (a lida, como se diz), mas não é possível que não se reviva uma amizade com um gesto de retribuição a um contato.
Abs!
Postar um comentário