sábado, 19 de junho de 2010

O IBOPE E AS PESQUISAS MACACO DE CARRO*

Por LEN**

Para tentar dar uma boa notícia para os tucanos e evitar mais debandadas, o Ibope tem feito pesquisas que iniciam logo após a exibição dos horários políticos na TV e Rádio dos partidos que, ao arrepio da lei e debochando da justiça eleitoral, fazem propaganda eleitoral antecipada para José Serra.
Menos de quinze dias depois de divulgar a sua última pesquisa nacional para medir as intenções de voto para presidente da República, o Ibope volta às ruas para realizar nova consulta. A primeira, protocolada sob o registro nº 13642/2010, foi pesquisada entre os dias 28/05 e 04/06. A propaganda nacional do DEM foi veiculada na noite do dia 27/05, no dia seguinte o Ibope começou a realizar as entrevistas.
Agora o fato se repete e o Ibope protocola pesquisa no TSE sob o registro nº 16292/2010 para aferir novamente as intenções de voto para presidente da República. A pesquisa está sendo realizada e a coleta de dados começou no dia 18/06 e vai até o dia 23/06. A propaganda nacional do PSDB que funcionou como um programa eleitoral extemporâneo foi ao ar na noite do dia 17/06, véspera do início da pesquisa.
Nenhum problema de o Ibope e seus contratantes se interessarem por medir a influência dos programas partidários nas tendências de variação de votos de José Serra, mesmo entendendo que esse tipo de aferição deve ser feita por partidos e que as pesquisas registradas não devem se pautar por interesses partidários, penso que o Ibope não comete crimes direcionando a data de suas pesquisas para tentar dar um gás para o Serra. Pode cometer crime apenas se fraudar os resultados, e essas suspeitas vem acompanhando as pesquisa do Ibope faz tempo.
Agora, não é possível deixar de lembrar todo o carnaval feito, principalmente pela Revista Veja e pela Folha de São Paulo, pelo fato dos institutos Vox Populi e Sensus terem feito pesquisas em datas próximas da exibição da propaganda nacional do PT, onde Dilma estrelou junto com Lula, mesmo que as datas não tenham sido tão casadinhas como as últimas pesquisas do Ibope.
Na época, as pesquisas apontaram empate numérico entre Dilma e Serra e os institutos sofreram uma campanha difamatória desses veículos de comunicação, com direito até a batida policial realizada por partido no escritório de um desses institutos, em uma atmosfera que remeteu aos tempos de perseguição política da ditadura militar.
Em atitude sem precedentes a Rede Globo anunciou então que só publicaria resultados do Datafolha e Ibope. Com o tempo Datafolha e Ibope chegaram a resultados de empate numéricos confirmando os institutos cujas reputações a Folha e a Veja tentaram enlamear, o que evidenciou ainda mais a torpeza dos objetivos com todas aquelas ações.
Um dos motivos repisados diariamente pela velha mídia contra Sensus e Vox Populi era justamente que os institutos estariam fazendo pesquisas após o programa do PT – exatamente como faz o Ibope agora – para alavancar Dilma. O Sensus também foi acusado pelo erro do nome do contratante e pelo mesmo ser um sindicato. Que horror! Um sindicato de trabalhadores fazendo pesquisa de intenções de voto. A pesquisa atualmente registrada foi contratada pela CNI, uma entidade patronal.
Caso o Ibope não tire seus números da cartola a manobra não trará benefício algum para os tucanos. O que não está se levando em consideração que este tipo de exposição prolongada beneficia apenas quem busca ser mais conhecido.
Quem já é conhecido pela maioria da população brasileira não adianta colocar a cara na tela. Quem vota nele e quem rejeita não vão alterar seu voto por conta de um programa de partido. O programa foi inócuo do ponto de vista de conquistar novos votos, além do mais, no meio da copa o interesse pelas eleições é muito baixo, tanto que conseguiu baixar o índice de televisores ligados na Globo em dez pontos.
Os tucanos precisam é ficar com as barbas de molho já que na pesquisa anterior do Ibope, feita logo após o programa do DEM, O Serra despencou em relação à que antecedeu e uma nova queda agora pode enterrar de vez as suas esperanças.
*Macacos de Carro são equipamentos hidráulicos ou pneumáticos obrigatórios em todos os veículos, cuja finalidade é suspender o automóvel para a troca de uma roda ou pneu avariado.

**LEN é editor-geral do Blog do LEN et Amigos e co-editor do Terra Brasilis.

Um comentário:

Alberto Bilac disse...

Caro Diafonso e leitores,

Leiam no blog Terra Goyazes: Para entender a elite separatista de São Paulo

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...