quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Desabafo de um paulista


Como estudante do curso de direito, na FMU – Faculdades Metropolitanas Unidas, e por coincidência estar na mesma sala da Mayara Petruso, não posso deixar de manifestar a minha indignação com as declarações de cunho preconceituoso [de alguns sudelistas e sulistas em relação a nordestinos e nortistas e vice e versa] que vem gradativamente aumentando em portais de relacionamento e em blogs e divulgadas pela mídia brasileira.

A meu ver, as frases postadas pela Mayara Petruso em seu twitter e facebook demonstram como uma parte [necessário ressaltar ser uma absurda minoria] da população da região sudeste/sul tem uma visão deturpada da realidade de nosso país e de nossa magnífica diversidade cultural.

Vejo a necessidade aqui de destacar como as populações de diversas partes do país sempre colaboraram para o desenvolvimento e construção de nosso Estado, em principal a população nordestina, além de estrangeiros, sendo estes sempre bem recebidos em nossa grandiosa São Paulo, que tem sua grandiosidade atrelada, principalmente a sua diversidade étnico/cultural encontrada somente aqui.

Hoje, ao ver a declaração da Sra. Fabiana Pereira, intitulada de articuladora do Movimento São Paulo para os Paulistas fiquei absurdamente perturbado ao saber que existe um movimento deste em meu Estado, É UM ABSURDO. Lembrei no mesmo momento das aulas de história da 7º série, onde o tema de meu trabalho para feira cultural fora Hitler, que nitidamente compartilhava idéias como a desta cidadã.

Percebe-se de longe o total desconhecimento da história de nosso país, quando esta divide a grandiosidade cultural brasileira em somente 2 culturas, como uma assistencialista/populista e outra intelectual/elitista. Confesso que sinto medo de comentários como este.

Como brasileiro e amante da diversidade cultural de nosso país vejo a necessidade de todos nós não deixarmos que comentários de cunho preconceituosos continuem a ser proliferados.

O Brasil é um país que tem história principalmente pela relevância e tolerância da população, onde até mesmo os judeus e muçulmanos convivem pacificamente em nossa sociedade, não podemos deixar que declarações inconseqüentes gerem ódio em nosso país.

A democracia é para todos, não somente para determinado Estado da Federação, cada um escolhe o que acha ser o melhor para si [Deixo de destacar a minha opinião política por achar irrelevante para o assunto].

Peço a todos que encaminhem esta mensagem ao maior número de pessoas que puder, se possível disponibilizem em seus blogs, O BRASIL PODE MAIS, TODOS JUNTOS PARA O FUTURO DE NOSSA NAÇÃO.

São Paulo, 04 de novembro de 2010.
Luís Gustavo Timossi

2 comentários:

Anônimo disse...

PAPO FURADO.
NA HORA DE TOMAREM DINHEIRO DOS PAULISTAS PRA DAR PRO BOLSA-FAMILIA NO NORDESTE, NINGUEM FALA EM PRECONCEITO.

Profdiafonso disse...

Caro "Anônimo",

Primeiro, você deveria se identificar [não leu a mensagem?]. Segundo, "papo furado" é o seu que sequer aponta um argumento convicente para se contrapor ao que está escrito no artigo.

"Tomar dinheiro dos paulistas"? Todos pagamos impostos, paulistas, cariocas, pernambucanos... Ora, acaso muitos paulistas não são beneficiados pelos programas sociais?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...