sábado, 18 de dezembro de 2010

A Folha não perdoa, falha.

Pela enésima vez recebo o telemarketing da Folha oferecendo o jornal de graça por um período. Assim que a pessoa se identifica, interrompo o velho blá blá blá da decoreba: “Amigo(a) nem perde seu tempo”. Isso sempre funciona. Pelo meu tom, a pessoa sente imediatamente que será impossível me convencer. Agradece minha “atenção”, boa tarde e fim de papo! Mas nesta semana, o garoto quis argumentar: “Mas o senhor já foi assinante… por que não aceita inteiramente grátis… e depois por apenas…”. Interrompo novamente: – Amigo, o jornal que você quer me vender é um lixo. Além disso quando quero ler essa droga acesso o UOL “Mas… mas…” – Me erra cara, risca meu nome, deleta da lista! Desligo.

Acompanhar a forma manipuladora com que a Folha trata os fatos é importante. Para contrapor, denunciar, coisa e tal. Mas pagar pra ter isso em casa, já é demais! Fosse eu de direita, de esquerda, de centro, dos extremos, sei lá – não importa. A Folha mente pra todos, democraticamente. Além disso, criei o hábito de me informar pela Internet. Uso um leitor de feeds (Google Reader). Com essa ferramenta, escolho o que ler e quando ler. Leio a esquerda, o centro e a direita. E quando sinto que vale a pena me manifestar, comento a matéria, registro elogio ou protesto. E ainda tem réplica, tréplica, debate com outros leitores… Bem diferente do jornal que publica uma ficha policial, falsificada no Photoshop, da candidata à presidência da república. Certo? Além disso, não sujo as mãos, não gasto nada e não acumulo papel. Mesmo conteúdos “só para assinantes”, acabam chegando até mim repercutidos por outros internautas, blogueiros, comentaristas etc.

Fico pensando… Coitado do garoto do tmk da Folha. Provavelmente ele nem lê jornal. Só está tentando sobreviver. Pode até ser um desses milhões de brasileiros que chegaram à classe média nos últimos anos. E o fato de terem ascendido socialmente ou feito faculdade graças ao ProUni dos “anos Lula”, não significa que saibam do monopólio ilegal das comunicações ou tenham votado na Dilma. Aliás, certamente muitos  que ascenderam votaram em Serra. Ou, na melhor hipótese, primeiro em Marina. São poucos os brasileiros que relacionam o “melhorar ou piorar de vida” com as ações do governo. A falta de consciência política faz o cidadão acreditar que a ascenção social deve-se unicamente ao esforço individual. Aquela conversa dos “bem sucedidos”: “seja persistente que você chega lá”. O cara mora no Jardim Paulistano e pensa que o sujeito lá dos cafundós do interior da Bahia tem as mesmas oportunidades que ele teve na vida. Daí vem o preconceito de chamar de vagabundos os beneficiários do Bolsa Familia.

A convivência com a blogosfera da esquerda, alguns portais e um ou outro colunista, treina nosso olhar para desnudar o golpismo da mídia. Você VÊ o que ta escrito, mas LÊ a verdade que tentam esconder ou distorcer. Exemplo: um título da matéria da Folha/UOL – “PAC deixará de concluir 18% das obras previstas até 2010. Valores investidos: 619 bilhões – 94,1% do previsto. Minha leitura: PAC concluirá 82% das obras previstas até 2010. Só não concluiu o restante porque o TCU (Tribunal de Contas da União)  encontrou problemas e interditou e outras atrasaram mesmo. A Folha não perdoa, falha: o título da matéria sugere fracasso, mas concluir 82% das obras é ou não é um enorme sucesso? E os 3% cães raivosos que apelidaram o PAC de “emPACado”, “PACmício” etc, acham que a Folha e Globo dão matéria falsa. “Pra enganar o povão” – revelam os desmiolados. Direita anta!

Folha de 10/12/2010: País reduz ritmo, mas crescimento deve ser de 7,5%, Reduz o ritmo? Quer dizer o quê? Que vamos afundar? Isso é índice de crescimento chinês!

Minha intolerância ao PIG cresceu a níveis bélicos durante a campanha eleitoral deste ano. Nunca vou me esquecer da madrugada do dia 31 – em que fiquei conectado no Twitter, Orkut, MSN, recebendo informações de todo lado, principalmente dos blogueiros que acompanho. Serra estava no twitcam, traiçoeiro como sempre. A caixa postal bombava. Vinha de tudo. Muitas coisas que eu mesmo havia escrito e enviado voltavam para mim via outros remetentes. Também vinham aquelas mensagens ensebadas de machismo, preconceito e baixaria contra Dilma, Lula e o PT. Aquele estilo podre de semi-analfabeto mercenário e pé de cabra. E eu paranóico. No primeiro turno as pesquisas garantiam que Dilma estava eleita. E aconteceu o inesperado que acirrou a briga e quase espirrou sangue. E se tudo se repetisse? Se acontecesse mais um movimento migratório dos eleitores que as pesquisas não pudessem captar? Imaginava a campanha de Serra, madrugada a fora, tentando virar o jogo. Pensava: se ele está ilegalmente no twitcam, o que se podia esperar dos militantes demotucanos espalhados pelo país?

Amanheceu e passei o dia todo feito um zumbi. 5 da tarde, nada mais a fazer. Exausto, achei que era uma boa idéia desmaiar. Assim, quando acordasse já teria o resultado final. Seja qual fosse. Não ia suportar acompanhar a contagem dos votos de novo. Quando acordei, bati o olho direto nas porcentagens, dei um giro nos portais até me convencer que os números eram verdadeiros. Em seguida o G1 proclamou a Dilma. Liguei a TV e lá estavam o Bonner e seus “analistas” com aquela cara de velório.

Agora a poeira baixou. Dilma está eleita, o DEM morto e Serra volta em 2012 pra receber Sampa do jeito que entregou: suja, caótica e violenta. Só o PIG continua a todo vapor. Sempre. Não sei se vou aguentar outra briga dessas. Os que fizeram a campanha sabem do que eu estou falando. O stress, as noites mal dormidas, o jogo sujo… Bom seria deixar a campanha para os partidos. Mas como não participar, quando jornais e TVs viram partido de oposição desleal? Então só resta vestir a camisa e ir à luta. Pensa que é um prazer fazer campanha? É um sufoco! E os 3% cães raivosos míopes achando que o PIG faz campanha pró  Dilma, Lula e PT. Vê se pode! Argumentar o quê com essa gente?

Não será fácil, imediato nem suficiente regulamentar as comunicações. O governo Dilma terá que investir PESADO em mídia alternativa. Tem que responder na hora, sem levar desaforo pra casa. Durante 8 anos, atacaram Lula porque ele não tinha diploma universitário. E a Dilma? Vão pra cima dela machos de botina? Logo ela que aguentou tortura de brutamontes? O PIG de hoje é o torturador de ontem. Mas Dilma não será a vítima frágil de 40 anos atrás.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...